nsdfjk 7 vantagens de ter um emprego seguro

7 vantagens de ter um emprego seguro

Trabalho ou emprego é algo que todos nós procuramos nos dias que correm. A taxa de desemprego está altíssima e em nada expressa a situação de Portugal, visto que aquele valor é muito inferir à realidade. Todos nós precisamos de um trabalho, de uma ocupação que nos permita atingir independência financeira, entre outras coisas. Hoje em dia ter um emprego seguro é quase um sonho, tendo em conta que muitas das pessoas são obrigadas a saltar de trabalho em trabalho (muitas vezes mal pagos), até encontrarem algo minimamente estável.

Hoje vou falar das vantagens de ter um emprego seguro e como isso poderá mudar a sua vida.

vantagens de ter um emprego seguro

1. Independência financeira

Todos nós a procuramos não é mesmo? E é sobretudo importante para pessoas que ainda vivam na casa dos pais e queiram começar a sua vida. Digamos que nem sempre é algo fácil. A independência financeira, basicamente o facto de termos dinheiro para as nossas coisas é sem dúvida uma das grandes vantagens de se ter um emprego. Lembro-me que a partir do momento em que comecei a ganhar dinheiro (por pouco que fosse), eu comecei a depender desse dinheiro e obviamente não queria que isso acabasse. É sem dúvida um alívio quando começamos a receber o primeiro ordenado e por aí adiante, sobretudo para quem nunca teve oportunidade de ter o seu próprio dinheiro.

2. Alguma segurança financeira

Não basta ter dinheiro, é necessário saber como o gerir. Na nossa categoria de poupanças já partilhei várias boas dicas de poupança para quem procura ter um dinheiro extra no final do mês, recomendo que no final do artigo passem por lá. Se tem um trabalho que lhe garante no final do mês sempre uma quantia certa de dinheiro, começa a ter alguma segurança financeira. Se você sabe quanto recebe, poderá calcular quanto poderá gastar e quanto é destinado a despesas, como casa, carro, o que seja.

Esta segurança financeira hoje em dia é complicada de encontrar e muitas vezes as pessoas têm medo de fazer investimentos mais avultados por isso mesmo. Imaginando que você se mete numa prestação de um carro. Provavelmente com o seu salário e despesas até é algo possível de ser feito, mas as coisas podem mudar drasticamente de figura se você cair no desemprego. Só para demonstrar o quanto poderá ser complicado uma pessoa se “entalar” estando numa situação precária. Mas que sem dúvida que a segurança financeira, alguma que seja, é uma vantagem de estar empregado.

3. Alguns benefícios

Embora não sejam todos os trabalhos, existem aqueles (sobretudo empresas), onde existem benefícios médicos, de alimentação, etc. Existem empresas que por exemplo ajudam nas despesas do médico ou dentista, etc e isso é sem dúvida um grande benefício. A empresa poderá também ajuda com um extra para o gasóleo, alimentação, etc. Esta é uma vantagem clara de estar empregado (em certos empregos), mas infelizmente não é para todos e provavelmente o número de empregos que não oferecem nenhum destes benefícios é superior aos que oferecem.

4. Usar as suas habilidades

Se você trabalhar naquilo que gosta (coisa complicada hoje em dia), terá a vantagem de estar a usar o seu talento para criar algo bom. Quando utilizamos o nosso talento e fazemos aquilo em que somos bons, trabalhamos melhor e de forma mais produtiva. Também é importante poder colocar-se em prática muitas das coisas que foram aprendidas em formações, universidade, etc.

5. Tempo produtivo

O tempo que passa num trabalho que gosta é tempo usado de forma produtiva, sobretudo se recebe por isso. Claro que estar em casa é bom. Claro que sair com os amigos é perfeito, mas o aborrecimento de não ter nada para fazer ou todo o tempo há espera de se conseguir um trabalho chega a ser agoniante. Quando aplicamos o nosso tempo em algo que gostamos é sem dúvida uma vantagem.

6. Crescimento a nível profissional

Nem todos os trabalhos são iguais, sobretudo nos dias que correm, mas em vários locais é possível fazer carreira a nível profissional. Existem vários locais que se você trabalhar bem, se cumprir as suas funções e for uma pessoa proativa, poderá crescer nessa empresa / trabalho e chegar a lugares superiores. Claro que existirão sempre trabalhos que por mais que mate o corpo acabará sempre no mesmo sítio. É inevitável. Mesmo assim é bom saber que poderá estar a trabalhar para um dia poder ser algo mais dentro daquilo que gosta.

7. Trabalhar = aprender

Cada trabalho, dentro da sua área ou não, é uma experiência. A experiência e a aprendizagem são duas coisas bastante importantes na sua vida. Claro que ninguém deve / pode trabalhar apenas por experiência, pelo menos numa fase avançada da vida, mas todas elas são boas formas de aprender e também de enriquecer o nosso currículo. Hoje em dia as experiências são muito valorizadas, em muitos casos mais do que os próprios estudos, por isso é sem dúvida uma mais valia.

Estas são na minha opinião as principais vantagens de uma pessoa estar empregada num trabalho minimamente seguro. Qual é a vossa opinião?

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz