nsdfjk Comprar automóveis usados - as dicas essenciais

Comprar automóveis usados – as dicas essenciais

Más notícias, o imposto sobre os automóveis vai aumentar o que significa que este ano pagarão mais caro quando pensarem em comprar um carro. O que me traz aqui hoje é que nem todas as pessoas conhecem as dicas essenciais na altura de comprar automóveis usados. Algumas pessoas apenas olham para o exterior do carro, outras ligam apenas ao motor e outras chegam mesmo a fechar negócio sem sequer o experimentarem. Loucura ou desconhecimento? Em muitos casos acredito ser o segundo caso.

Este artigo é basicamente uma recolha de várias fontes que nos trazem dicas para a compra do carro. Vocês podem e devem dar também as vossas sugestões nos comentários para que este artigo possa contar o maior número de informação possível que seja válida e útil na altura de comprar um carro usado.

comprar automóveis usados

Dicas úteis para comprar automóveis usados

Qualquer pessoa pode inspecionar um carro usado, mesmo sem ser um especialista ou mecânico, apenas necessitam de saber o que ver. Como nem todos nascemos ensinados, o melhor é cada um ajudar com o seu conhecimento. Veja e contribua para as dicas seguintes:

1- A primeira coisa a procurar no carro é obviamente o cartão com as informações do mesmo. Nesse cartão para além do preço poderão ter acesso a muitas outras informações como a cilindrada do carro, ano, número de quilómetros, etc. Se o carro em questão não tiver essas informações deverá pedi-las ao dono do mesmo ou ao concessionário, visto serem essenciais para a compra. Se o preço for demasiado elevado para o número de quilómetros, por exemplo, provavelmente o carro não valerá o tempo perdido.

2- Muito importante é inspecionar o exterior do carro e é algo que qualquer pessoa poderá fazer, com mais ou menos experiência. O que você deve procurar é por amolgadelas, riscos profundos ou até sinais de ferrugem, porque por mais que alguma destas coisas lhe pareçam pequenas, custarão imenso se as quiser arranjar. Existem pessoas que não se preocupam com pequenos riscos e outras para as quais a aparência é tudo. Identificar riscos e amolgadelas poderá trabalhar a seu favor na hora de negociar o preço.

As luzes é algo que deverá também ver. Veja se estão gastas do sol ou se têm riscos. Se estas estiverem em muito mau estado terá de gastar dinheiro a meter umas novas ou então a polir as mesmas. Veja também os vidros se não têm riscos ou se estão partidos em algum lugar, assim como o selo de inspeção para ver se a data está perto. Poderá dar uma olhada também aos travões. Se os discos estiverem brilhantes é muito provável que o carro tenha sido usado recentemente, mas se tiverem ferrugem é sinal que muito provavelmente o carro já está parado há algum tempo. Lembre-se que os carros foram feitos para andar e não para estarem parados.

Os pneus devem também ser tidos em conta. Veja de que marca são e se são todos iguais ou de marcas diferentes. Confirme também que todas as jantes são iguais e o estado das mesmas. Também vai querer saber se os pneus estão gastos demais e precisam de mudança (Quando tenho de mudar os pneus?). Os pneus são essenciais para a segurança do carro e um par deles poderá ser bem caro, por isso certifique-se que estão em boas condições.

Nunca inspecione o exterior de um carro se este tiver sido lavado e ainda estiver molhado. A pintura vai parecer sempre mais cuidada e não conseguirá ver grande parte dos riscos.

3- Visto o exterior é altura de inspecionar o interior do carro. Deve olhar para os bancos e o estado do tecido. Bancos com rasgos dá problemas na inspeção por isso irá querer certificar-se que estes estão em boas condições. Da mesma forma deve olhar também para o volante e pedais para procurar marcas de uso. Por exemplo, será muito estranho encontrar um carro com 300 mil quilómetros ou mais sem marcas de uso, nomeadamente bancos gastos, volante, maneta de velocidades, etc. Se o carro tiver poucos quilómetros e apresentar um interior “muito gasto”, desconfie, talvez os quilómetros não seja reais. Não se esqueça de verificar o ar condicionado, porque se realmente o quiser usar e este tiver um problema, você terá também problemas no preço do arranjo.

4- As pessoas esquecem várias vezes de olhar por baixo do carro. Não nos podemos esquecer que a parte de baixo dos nossos carros em muitos casos entra em contacto com o chão e isso pode causar estragos muito complicados de arranjar. O que deve procurar é sinais de ferrugem e sobretudo derrames de água ou óleo, se isso acontecer é bastante mau sinal. Inspecione também se o chassis está direito ou se existe algum sinal de que o carro possa ter tido um acidente.

5- Ver o motor também é super importante. Ver se existem barulhos parasitas, se as correntes estão boas, filtro de ar e restantes componentes. Também é crucial ver se existe alguma fuga e sinais de óleo no motor. Levar o motor a temperaturas elevadas pode também ser uma boa ideia para perceber se este perde água ou se tem problemas de aquecimento. Devem olhar também para o estado da bateria, se alguma coisa está corroída, se algum tubo apresenta cortes ou fugas. Veja os níveis de óleo e pergunta quando foi a última vez que este foi mudado. Pergunte igualmente para a correia de distribuição, visto ser algo bastante dispendioso.

Em relação ao motor, existem milhares de outras dicas que espero que os mais entendidos partilhem nos comentários.

6- Você não deve nunca comprar um carro sem antes fazer o test drive! É no test drive que você poderá por exemplo perceber melhor o estado da suspensão, da embraiagem, da caixa de velocidades e muitos outros elementos. Não guie apenas na cidade! Ande com o carro por um bom bocado, deixe que este atinja a temperatura normal, puxe um pouco por ele e leve-o à autoestrada. Perceba se o carro treme, porque pode significar um mau alinhamento ou problemas mais graves com a suspensão ou pneus do veículo. Veja como o carro arranca a frio, também é algo muito importante.

Estas são as minhas dicas essenciais ao comprar um carro usado. É provável que tenha esquecido alguma coisa. Se tiverem dicas ou se algo que tenha dito não esteja certo, deixem a vossa opinião nos comentários.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz