nsdfjk 9 dicas de segurança para a cozinha

9 dicas de segurança para a cozinha

A sua segurança é a nossa primeira prioridade! Não basta manter a sua cozinha limpa, é necessário que o faça com segurança e que evite ao máximo acidentes. A cozinha é uma zona muito propícia a acidentes, quando comparada com outras zonas da casa. Você lida com água, com o fogo e com vários objetos cortantes e os acidentes surgem sempre quando menos esperamos.

Por vezes os acidentes ocorrem porque nem sempre nós tomamos a atenção devida quando fazemos as coisas. Os acidentes podem tornar-se mais frequentes ou perigosos se tiver crianças ou animais em sua casa. Para evitar problemas maiores, reunimos 11 dicas de segurança para a cozinha, para que possa fazer as suas tarefas em segurança.

dicas de segurança para a cozinha

1. Sempre que derramar algo limpe

Se quer manter a cozinha sempre limpa e sobretudo seguro, certifique-se que limpa sempre que derrama algum líquido. Acontece com frequência, seja leite, água quando se cozinha, etc. Se você não limpar imediatamente, para além de ser mais complicado de limpar depois certos salpicos, poderá também estar a causar um acidente iminente. Já imaginou alguém entrar na cozinha e escorrer no líquido? E cuidado com derrames perto de fios elétricos. Aí está uma boa razão para ter de limpar automaticamente.

2. Dê uma olhada nos seus cabos elétricos

Não tem de fazer isto todos os dias, obviamente, mas é bom que de vezes em quanto, mês a mês que seja, dê uma olhada nos seus fios elétricos. As pessoas geralmente só pensam nas coisas depois de acontecerem e um problema elétrico poderá trazer-lhe muitos problemas maiores e até prejuízos elevados. Verifique se os fios não estão desgastados ou cortados em alguma parte. Existem várias pessoas que em alguns dos seus equipamentos têm fita-cola e tudo mais para manter o fio bom, mal sabem que poderão estar a criar um grande problema.

3. Arranje um extintor

Em Portugal muitas pessoas optam por instalar um alarme de fogo, mas esquecem-se que poderiam evitar muitos problemas se tivessem um extintor! Claro que geralmente é raro acontecer um incêndio ou algum acidente maior, mas acho que não vale a pena correr o risco, sobretudo quando se trata da nossa vida. Lembre-se que tudo começa com os pequenos acidentes e que se não estiver pronta para os resolver rapidamente estes poderão transformar-se em problemas maiores.

4. Não ande descalça

Para além de ser perigoso andar descalça é muito pouco higiénico quando se fala em cozinha. Você sabe que se não limpar regularmente o chão da sua cozinha, este acabará por se sujar muito rápido. É quase impossível manter uma cozinha sempre limpa, sobretudo o chão. Não apenas pela sujidade, mas também porque pode derramar algo quente no chão ou deixar cair algo afiado e poderá ser bastante perigoso se cair num pé.

5. Os armários e as crianças

Não falando apenas em armários mas em toda a cozinha, é um sítio perigoso para crianças. A cozinha tem facas, tem coisas que partem e as crianças são curiosas por natureza, querem abrir os armários e explorar o máximo possível. Para além de dever ter atenção com as crianças, mantendo sempre olho nelas, é uma boa ideia ter armários com portas que não sejam fáceis de abrir, assim irá manter os curiosos longe.

6. Tenha cuidado com o fogão

Tenha cuidado com o seu fogão para evitar queimaduras e para além disso saiba posicionar cada coisa da sua cozinha num lugar certo. Não cometa o erro de posicionar panos por exemplo perto do seu fogão, porque por algum azar poderá cair e começar assim um incêndio muito facilmente. Toda a precaução é pouca. Mantenha as coisas de tecido e tudo mais, relativamente distantes do seu fogão.

7. Não use material partido

Vou falar do vidro, mas isto também se aplica a outros materiais. A sua taça do café está rachada? O seu armário tem um vidro rachado? Bebe água de um copo de vidro que poderá estar partido em algum lado? Deixe de usar essas coisas, porque poderá magoar-se a qualquer momento. O que poderá parecer apenas uma rachadela, ao lavar por exemplo poderá partir e cortar-se.

8. Desligue os aparelhos enquanto não usa

Para além de poupar energia, irá garantir que as crianças não ficam com a tentação de mexer nos aparelhos. É claro que quando não usados os aparelhos ficam em standby, mas standy não é necessáriamente desligadas, e estarão sempre a consumir, mesmo que pouco.

9. Tenha cuidado com o vapor

Não fiquem com a falsa impressão que apenas água quente ou óleo poderá causar queimaduras. O vapor poderá também queimar a sua pele se não tiver cuidado com o mesmo. Tenha cuidado ao abrir a tampa da panela que acabou de tirar do fogão ou a comida que acabou de tirar do microondas. É claro que nada disto causará feridas graves, mas poderão fazer bastante mal à sua pele.

Vocês têm mais dicas de segurança para a cozinha?? Partilhem nos comentários.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz