nsdfjk Erros mais cometidos ao lavar o carro (Top 10)

Erros mais cometidos ao lavar o carro (Top 10)

O carro para muitas famílias é um bem de luxo e para outras apenas um sonho distante. Nem todo o mundo tem carro, até porque a compra acarreta sempre despesas extra que podem aparecer a qualquer momento. Mas tirando a parte óbvia de que na conjuntura atual é complicado ter um bom carro, a verdade é que existem também várias pessoas com boas carros mas que pura e simplesmente não se preocupam em dar-lhe o devido cuidado. As pessoas não querem viver preocupadas com o carro, querem apenas ter um que os leve onde desejam e que seja só colocar combustível e andar. Sabemos bem que um carro assim não dura muito tempo.

Quando falamos em limpeza a situação ainda se complica mais. Primeiro existem pessoas totalmente mal informadas que acreditam que aquele 1 euro que gastam nas lavagens automáticas fará maravilhas pelo seu carro, sendo que estão totalmente erradas e ainda outras que pouco ou nada se preocupam com a limpeza do mesmo. A limpeza do seu carro é essencial e deve ser feita com regularidade, exterior, interior e sempre que possível o motor. Não só estará a prolongar a vida do seu carro como também entrará num carro mais saudável.

erros cometidos ao lavar o carro

As pessoas que se preocupam em lavar o carro, será que o fazem da forma mais correta? Temos as nossas dúvidas. Se tem interesse em saber os erros mais cometidos ao lavar o carro e perceber se o está a fazer da forma mais correta, veio hoje ao sítio certo.

10 erros ao lavar o carro

1- Levar o carro às lavagens automáticas – Por mais que se pense que são sistema de lavagem bons, na verdade não o são. Se você tem um carro antigo ou com a pintura em mau estado e não se preocupa realmente em ganhar uns riscos extra, força! Agora se tem um carro com uma boa pintura ou até novo e se preocupa em não riscar o carro ou até fazer saltar parte da tinta é melhor mesmo se manter longe destes centros de lavagem. Hoje em dia com o mundo rápido em que vivemos quase todo o mundo lava o carro nestes locais por 1 euro ou pouco mais, mas pense no que poderá estar a causar ao não pensar a longo prazo.

2- Lavar o carro ao sol – Lavar ao carro quando este está exposto ao sol nunca foi uma boa ideia ou então quando estiver muito calor. A melhor altura para o lavar numa situação dessas será ao anoitecer, quando ainda tem algum sol para ver a sujidade do carro mas este não embate diretamente no carro. Você não deve lavar o carro quando exposto ao sol por duas razões: primeiro porque irá secar e deixar marcas de água na pintura e segundo porque os produtos que usa para a limpeza, na sua generalidade, não devem ser usados em superfícies quentes.

3- Usar produtos não apropriados – É muito usual vermos pessoas a lavar os carros com produtos que utilizam na cozinha sem qualquer conhecimento dos problemas que estão a causar na pintura, nomeadamente removerem o brilho. Usem produtos próprias para a limpeza do carro, lembrem-se que cada componente tem o seu produto. Se não sabem quais usar, informem-se junto dos pontos de venda.

Dica: Limpem sempre muito bem o balde onde colocam o produto para evitar areias ou outra sujidade que poderá danificar a sua pintura.

4- Limpar a seco – Existem muitas pessoas que têm uma mania errada de limpar o carro a seco. Imagine que tem uma cagada de pombo no carro, que já sabemos que pode corroer a sua pintura. Você limpa diretamente com um pano sem usar qualquer lubrificante? Completamente errado! Nunca limpe nada a seco que poderá estar a riscar a sua pintura. Existem produtos próprios para isso! Use-os.

Dica: Quando usam água com pressão testem com a vossa mão primeiro. Se a pressão da água magoar a vossa mão então estão a usar pressão a mais e também não será benéfico para o carro, podendo até em alguns casos danificar a pintura.

5- Não ter cuidado como lava – Você não vai querer nunca usar um papel, uma tshirt ou pano velho, uma esponja com irregularidades ou até jornal! A única coisa que deverá usar para limpar o seu carro é um pano de microfibras macio ou algo similar em termos de textura, mas é mesmo melhor a microfibra.

Dica: Você vai querer sempre limpar o seu carro de cima para baixo, com a exceção das jantes que poderão ser lavadas em primeiro lugar. A razão é simples, a parte inferior do seu carro é a que acumulará maior sujidade, sendo assim manterá o seu pano bastante mais limpo se começar pelo topo ao longo do processo.

lavar carro ao detalhe

6- Lavar o carro todo de uma vez – Será muito mais fácil lavar o seu carro se o dividir em diferentes partes. Poderá dividir entre lados, frente e traseira ou pura e simplesmente criar uma linha imaginária e fazer parte de cima e parte de baixo. Faça a divisão que lhe for mais conveniente, mas certifique-se que lava por partes, será mais fácil para si e não andará a correr para lavar o carro todo antes que este seque.

7- Lavar em direções diferentes – As pessoas geralmente lavam o carro em círculos ou para cima e para baixo, nunca mantêm uma direção certa. Basicamente andam atrás da sujidade e nunca num movimento constante. Estar a lavar em círculos pode ser meio caminho andando para salientar ainda mais os seus riscos. Faça uma limpeza passado o pano para a frente e para trás sempre com o mesmo movimento.

8- Usar apenas um balde – Quando lava o seu carro deve sempre usar dois baldes e não apenas um. Um balde servirá para ter o produto de limpeza misturado com a água e o outro terá apenas água para lavar o pano. Se esteve a lavar o seu carro, imaginando numa zona com bastante sujidade, acha boa ideia mergulhar o pano na água limpa e voltar a usá-lo assim no carro? Não fará melhor passar primeiro por água para tirar a sujidade maior e só depois no balde de água limpa? Comece a fazê-lo.

9- Deixar cair o pano e usá-lo – Existem pessoas que para além de usarem apenas um balde ainda deixam o pano cair com frequência no chão. Se você deixa cair no chão o seu utensílio de limpeza terá de ter noção que este irá ficar cheio de areias e sujidade que poderão danificar a sua pintura. Se deixar cair o seu pano não deve usá-lo mais durante a limpeza ou então deverá lavá-lo muito bem, caso contrário poderá estar a comprometer todo o processo.

Dica: Cuidado com os produtos que utiliza para limpar o interior do seu carro, sobretudo o volante, pedais e manete de velocidades. Certifique-se que após a limpeza estes componentes não ficam escorregadios porque poderá colocar em causa a sua segurança e a dos outros condutores enquanto dirige.

10- Não procurar profissionais – Não procurar ajuda profissional quando não se sabe exatamente o que se está a fazer é um grande erro. Hoje em dia existem grandes profissionais no detalhe automóvel que praticam preços acessíveis para pessoas que realmente se preocupam em ter o seu carro no melhor nível possível. Se realmente quer deixar o seu carro em boas mãos, deixei-o com um profissional.

Todos os carros precisam de uma boa limpeza pelo menos uma vez na vida. Não seja mais uma pessoa a cair nos erros mais cometidos ao lavar o carro, comece hoje mesmo a tratar melhor o seu.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz