nsdfjk Formas de guardar dinheiro para os filhos

Formas de guardar dinheiro para os filhos

Cada vez é mais importante mostrar aos seus filhos o valor do dinheiro, sobretudo num mundo onde as crianças crescem com o pensamento que podem ter tudo, muito por culpa da educação dada pelos pais. Nem todas as crianças se podem gabar de ter uma conta bancária com algum dinheiro, por isso não se preocupe se não conseguir garantir grande dinheiro a um filho seu. Não estamos a falar de grandes quantias, estamos a falar de se ir colocando algum dinheiro de lado que servirá por exemplo para o seu filho quando atingir os seus 18 anos.

É quase imperativo que você ao longo da sua vida sobretudo na fase inicial tenha de gastar algum dinheiro com os seus filhos. É o colégio, as prendas, aniversários, secundário, universidade e por aí adiante. Porque não começar a poupar desde pequeno para que no futuro as coisas se tornem mais simples? Conheça algumas formas de guardar dinheiro para os filhos que poderão ajudar no futuro.

guardar dinheiro para os filhos

Não exagere nas prendas

Não deve nunca comprar a atenção ou amor de uma criança usando prendas, é errado e trará problemas no futuro. Será que a sua filha ou filho vai dar muita importância aquela prenda super cara que ele viu na televisão? Sim… Talvez durante a primeira semana e depois será encostada ao canto como todas as outras. Não será isso um desperdício? As crianças quando são pequenas recebem brinquedos a toda a hora e geralmente brinquedos caros! Acabam por ficar rodeadas de tantos brinquedos que nem sabem com qual devem brincar. Alguns acabarão mesmo por ser deixados de lado a ganhar pó. Saiba quando dizer “chega!” ou “já tens o suficiente”.

Comece uma conta poupança

Existem pessoas que começam a fazer uma conta poupança para a criança assim que ela nasce. Na minha opinião é uma excelente ideia. Mesmo que não junte muito dinheiro será uma boa ajuda no futuro, desde que bem aplicado. Na minha opinião deveria criar-lhe uma conta mas apenas dar-lhe acesso a partir de uma certa idade. O dinheiro que ele possa receber nos anos deverá ir para essa conta, qualquer outro dinheiro que lhe for oferecido também e também algum dinheiro seu. A sua criança agradecerá bastante no futuro quando o dinheiro lhe for preciso. Certifique-se que essa conta é para a criança e não para você ir buscar quando precisar.

Ensine-lhe algo útil

Comece desde cedo a ensinar-lhe o valor do dinheiro e saiba dizer “não” quando for necessário! As crianças não podem ter tudo aquilo que desejam, têm de perceber que certas coisas para as podermos ter temos de lutar por elas. Sim… Agora você vai dizer “mas depois ele fica triste, pobre criança só quer aquele brinquedo”. E eu respondo “compre-lhe agora tudo o que ele deseja para o fazer feliz e depois no futuro quero ver como lhe vai explicar que não lhe pode comprar algo”, fica aqui o aviso. Se a criança perceber logo desde pequena que não pode ter tudo o que vê acabará por dar mais valor às coisas que tem. Poderá também incentivar a criança a poupar desde pequena. Imagine que esta recebe uma prenda em dinheiro pelos anos, ela poderia ficar com parte para um brinquedo (ou o que seja) e guardar o resto num mealheiro. Não só estará a ensinar bons hábitos ao seu filho como ajudará a que este poupe dinheiro para o seu futuro.

Não lhe meta coisas na cabeça

A criança deve seguir aquilo que não desejar e não algo que você queira. Se a criança não tem interesse em aulas de piano porque razão a vai colocar a aprender? O mesmo se aplica para aulas de canto, natação, futebol, seja lá o que for. Se a pessoa em questão não aproveita porque razão vai estar a gastar dinheiro com isso? Dinheiro não gasto em coisas desnecessárias é dinheiro poupado.

Não vá ao extremo

Afinal de contas estamos a falar de crianças. É quase impossível uma criança até a uma certa idade ser perita na poupança e saber exatamente onde deve ou não gastar o seu dinheiro. Todos nós já gastámos dinheiro de forma parva e hoje nos arrependemos de o ter feito mas acho que isso faz parte da vida, da nossa evolução e aprendizagem. Não vá aos extremos e não queira mudar tudo de uma vez.

Pequenas mudanças poderão trazer grandes resultados. Se quer um futuro melhor para o seu filho comece hoje mesmo! Uma excelente ação da sua parte que é pai que certamente será agradecida no futuro!

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz