nsdfjk Como limpar pavimentos - as melhores técnicas

Como limpar pavimentos – as melhores técnicas

É inevitável. O chão acaba sempre por se sujar de uma forma ou de outra. Seja do lixo que trazemos da rua nos nossos sapatos, que poderá ser minimizado com um tapete junto às portas a outros fatores. É muito como o pó, parece que por mais que uma pessoa tenha o cuidado de limpar ele está sempre presente. Nós recomendamos que limpe o chão com alguma regularidade, aspirando ou então varrendo, porque dessa forma estará a poupar uma limpeza mais pesada. Se for acumulando quando se decidir a fazer uma limpeza acabará por ter o dobro do trabalho.

Hoje pretendemos dar-lhe uma ajuda no que toca a limpar pavimentos, porque sabemos que existem vários tipos de pavimento e que as pessoas tendem a tratar tudo como se do mesmo se tratasse. As técnicas que se aplicam a um tipo de pavimento, obviamente que não se aplicam a outro e irá perceber isso hoje mesmo.

limpar pavimentos

Como limpar os pavimentos

Existem locais que deverá varrer ou aspirar com maior frequência: a entrada da sua casa, a cozinha e a casa de banho. Existem pavimentos que precisam de uma limpeza mais profunda de tempos em tempos, como por exemplo o chão de madeira, mármore, vinifico e tijoleira, mas falaremos deles mais adiante.

  • Varrer o chão – Varra os pavimentos com frequência, tenha sempre atenção em limpar os cantos que costumam acumular pó e nem sempre são limpos como é devido. Existe quem prefira aspirar em vez de varrer porque acreditam que o varrer levanta pó, é uma decisão sua;
  • Lavar o chão – É aconselhado que lave com frequência (diria uma vez por semana) o chão impermeável com a esfregona. Tenha cuidado para não usar sabão em pavimentos que sejam de ardósia ou pedra;
  • Esfregar o chão – Se quer uma limpeza ainda mais profunda (embora mais trabalhosa), poderá utilizar uma escova para esfregar os pavimentos de pedra, cimento ou azulejo. Esta lavagem irá evitar que o chão fique encardido.

Leia também: Equipamento de limpeza essencial

Como deixar o seu chão perfeito

Para dar um aspeto fantástico ao seu chão poderá optar por usar cera, nunca se esquecendo que esta se acumula e que é necessário tirá-la de tempos a tempos. Para além disso é também necessário perceber que existem vários tipos de cera e cada um adequado a um certo pavimento.

  • Criar uma enceradora improvisada – É bastante simples. Tudo o que precisa de fazer é amarrar um pano do pó num espanador. Feito isso poderá usar esta nova “enceradora improvisada” para encerar o chão e deixá-lo no melhor aspeto possível. Lembre-se de limpar bem o chão antes de aplicar a cera (pelo menos na primeira vez).
São ceras de base dissolvente indicadas para vinílico, madeira e cortiça. A aplicação geralmente é complicada e tem de ser manual, mas por outro lado o brilho é garantido por mais tempo.
São indicadas para tratar também vinícolos, madeira ou cortiça. Em relação aos anteriores são mais fáceis de aplicar mas como era de prever não duram por tanto tempo.
Estas geralmente contêm silicone e podem ser utilizadas em todos os pavimentos com a exceção da cortiça e madeira não tratada. Têm a vantagem de serem fáceis de aplicar e de durarem bastante tempo.

Tipos de pavimento

Como já tinha dito anteriormente diferentes tipos de pavimento necessitam de um tratamento diferente. Aqui fica uma lista dos vários pavimentos e como deverá limpar cada um deles:

  • Vinílico – (De limpeza relativamente fácil, bastante durável quando bem tratado) – Varra esta superfície com frequência e em caso de sujidade lave com detergente e água (de preferência quente). Para um toque extra aplique uma cera de emulsão de base aquosa, sem nunca deixar acumular. Nunca use uma cera de base dissolvente em vinílico porque poderá dar cabo do material.
  • Linóleo – (Bastante resistente) – Deve sempre ter cuidado para não molhar demasiado esta superfície caso contrário poderá causar estragos. Deve lavar este pavimento com uma esfregona humedecida em água e detergente (de preferência fraco). Aplique cera de emulsão no chão da cozinha e casa de banho e uma cera vulgar nas restantes divisões da casa. Para disfarçar os riscos poderá esfregar com palha-d’aço fina, embebida anteriormente em aguarrás ou essência de petróleo.
  • Madeira – (O tratamento irá depender muito do estado da madeira) – Se a madeira não for tratada é recomendado que passe primeiro com esfregona seca para tirar o pó e qualquer sujidade. A madeira tratada deve ser limpa com a esfregona humedecida e espremida. Para conseguir dar brilho ao chão deve usar cera vulgar ou de emulsão. Para remover manchas em madeira não tratada poderá usar um pano húmido. Na madeira tratada opte por um pano embebido em essência de petróleo.
  • Cortiça – (Deve ser varrida com frequência para não acumular sujidade) – Deve lavar com frequência esta superfície usando água e detergente e aplicar cera com regularidade. Evite que a cera se acumule porque acabar por formar um depósito de sujidade. Se por acaso colocar ladrilhos de cortiça certifique-se que as bordas estão tratadas, caso contrário poderá infiltrar-se a água de lado.
  • Azulejo – (Superfície extremamente rija) – Limpe com detergente aplicado sempre com esfregona ou até pano. Para deixar o pavimento no estado ideal poderá passar posteriormente com camurça. Lembre-se que o azulejo molhado pode tornar-se bastante escorregadio, tenha cuidado. Não deve encerar os azulejos porque isso apenas os deixará escorregadios. Para limpar o gesso entre os azulejos poderá usar uma escova de pelo macio mergulhada em detergente.
  • Tijoleira – (Porosa se não tratada) – Caso já não tenha cor poderá aplicar essência de petróleo com uma palha de aço seguida de cera sólida de cor. Para lavar tijoleira vidrada deve usar água e pequena quantidade de produto de limpeza. O mesmo deve ser feito na tijoleira não vidrada. Aplique cera líquida ou sólida para um melhor acabamento e de preferência não derrapante. A tijoleira nova deve ser tratada com óleo de linhaça.

Espero que estas dicas lhe sejam úteis e que tenha aprendido formas mais eficientes de limpar os seus pavimentos.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz