nsdfjk Como limpar radiadores e aquecedores

Como limpar radiadores e aquecedores

Existem zonas na nossa casa que nem todos sabemos como limpar. Lembra-se de algumas delas? A minha mãe está constantemente a perguntar-me como pode limpar radiadores e aquecedores que têm do aquecimento central. Embora ela não vá ler estas dicas, esta matéria poderá ajudar outras pessoas que se encontram com a mesma dúvida. O grande problema não é o exterior dos radiadores que se limpam facilmente com um pano mas sim o interior e parte de trás dos radiadores. Missão impossível? Nem por isso… Basta usar um pouco a cabeça… Neste caso da vassoura!

limpar radiadores e aquecedores

Sabia que deveria limpar os seus radiadores semanalmente quando chega o Inverno? Claro, estamos a dizer isto se realmente tiverem uso. Caso não sejam usados poderá diminuir a frequência. Poderá limpar os seus aquecedores com produto mas terá de ter cuidado para não ser demasiado abrasivo que estrague a tinta. Poderá limpar com um pano normal ao longo de toda a superfície porque o grande problema é limpar a parte de dentro e trás.

Como limpar a parte de trás do aquecedor

Bem existem alguns truques que poderão ajudar nesta tarefa. Primeiro deve sempre colocar folhas de jornal no chão para evitar que o pó, água e afins caiam diretamente no chão. Se tiver um compressor de ar poderá ter esta tarefa de limpeza bastante facilitada. O que deve fazer de seguida é colar folhas de papel na parede por detrás do radiador, isto irá evitar que suje a parede durante a limpeza. Existe quem utilize papel molhado para agarrar o pó, isso será uma decisão sua tendo em conta que de todas as formas o lixo acabará por cair no jornal que colocou no chão. Se tiver o compressor de ar poderá utilizá-lo para remover grande parte do pó. Para limpar o resto poderá aspirar se tiver algum acessório do aspirador que caiba nas fendas para sugar ou soprar o pó acumulado. Em último caso poderá utilizador um espanador do pó ou criar uma escova improvisada cobrindo um cabo de vassoura com uma esponja e depois com uma meia. Mude de meia sempre que esta se suje.

Em último caso se não tiver um compressor de ar poderá utilizar um secador de cabelo. Existe quem o faça e dependendo da potência poderá obter resultados.

Cuidados a ter

  • Saídas de ar – São zonas que tendencialmente juntam pó, sendo assim devem ser limpas regularmente para evitar que fiquem obstruídas. Use uma escova própria para o efeito.
  • Proteger o chão – Como disse anteriormente deverá colocar jornal ou até um pano debaixo dos radiadores para evitar que caia pó ou qualquer líquido para o chão.

Lembre-se que deve limpar sempre os radiadores ou aquecedores quando estes estão frios e não o contrário. Se os utilizar faça uma limpeza mais regular seguindo as nossas dicas e deverá conseguir excelentes resultados.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz