nsdfjk Mitos sobre a prática de corrida desvendados

Mitos sobre a prática de corrida desvendados

Num mundo em que vivemos com tanta informação não devemos nunca confiar a 100% naquilo que lemos. Eu contra mim próprio falo e acho que não devem confiar a 100% naquilo que regularmente escrevo aqui no Cuidar da Casa. E porquê? Porque todos nós cometemos erros, acreditamos em coisas que podem não ser reais e nem sempre somos 100% especialistas nos assuntos que debatemos. Por essas e por outras é que surgem mitos sobre a prática de corrida, por exemplo, que hoje tratamos de desvendar neste artigo. Não sei se têm tido tempo para visitar a nossa categoria de exercício mas nos últimos tempos tenho lá colocado artigos muito interessantes que acho que não devem perder.

Correr regularmente é muito bom para a sua saúde e isso não é mito mas sim a pura realidade! É também dito e sabido que a prática de corrida poderá ajudá-la imenso se procura perder peso ou ganhar resistência. Se quer começar a correr e a fazê-lo da maneira certa veja estes mitos que devem ser desvendados de uma vez por todas.

mitos sobre a prática de corrida

Apenas pessoas magras correm

Completamente falso, porque razão haveriam apenas de correr os mais magros? Por terem uma maior resistência? Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Qualquer pessoa poderá correr tendo consciente que todos temos níveis de resistência diferentes, o que não quer dizer que uma pessoa com mais peso tenha menos resistência que uma pessoa magra. Tudo dependerá dos seus hábitos de alimentação, doenças ou quantidade de exercício físico que faça. Qualquer pessoa pode praticar corrida e esta poderá até ser uma boa forma de perder peso! É necessário sempre começar por baixo e não querer correr uma maratona numa semana. Todas as pessoas com um treino rigoroso se podem tornar boas corredores independentemente do seu peso.

Alongamentos são obrigatórios antes da corrida

Não é totalmente correto. Deverá fazer um aquecimento ou começar a “meio gás” mas não é totalmente necessário alongar. Os alongamentos são importantes quando os músculos estão quentes e não o contrário. E quando é que isso acontece? Depois da corrida! A verdade é que neste assunto não existe grande consenso, nem mesmo da parte dos especialistas. A minha sugestão é que pode muito bem apenas fazer um pequeno aquecimento antes da corrida e alongar no final. Lembre-se que não alongando ou fazendo um pré-aquecimento poderá estar a aumentar as suas chances de lesão.

A corrida danifica os joelhos

Não! Antes pelo contrário! Se você correr com frequência estará a aumentar a sua resistência, a fortalecer os músculos das suas pernas e a tornar-se assim mais forte. Existe impacto sempre que você toca o chão, sobretudo se for um piso irregular, mas com umas boas sapatilhas esse impacto é bastante reduzido. Existem casos em que o que acontece é que uma pessoa que sofra de problemas de joelhos tenha recuperado e melhorado a sua condição física graças à corrida. Não tenha medo que a corrida não irá danificar os seus joelhos, a dor inicial é normal mas acabará por desaparecer.

Os corredores não precisam de treino de pesos

A corrida irá aumentar a sua resistência e é um treino de cardio bastante completo mas não substitui nunca um treino com pesos. Na nossa opinião são duas coisas completamente diferentes e que se devem juntar para obter os melhores resultados possíveis! Se puder ao mesmo tempo que aumenta a sua resistência aumentar a sua massa muscular ou definir o seu corpo estará a acelerar certamente os seus resultados e a moldar ainda de melhor forma o seu corpo.

Correr descalço é melhor

Não! Isso talvez seja aplicado a quem corre em casa, pavilhão ou até passadeira e mesmo assim recomendo que use sapatos de corrida adequados. Existem sapatos próprios para a prática de corrida e que servem para se evitarem lesões, sendo muito mais benéfico usá-los do que praticar a corrida descalça.

Agora que conhece a verdade por detrás dos mitos aqui identificados já pode corrigir alguns erros que provavelmente poderia estar a cometer. Lembre-se que é também mito que você precisa de correr todos os dias para aumentar a sua performance! O seu corpo também precisa de descanso para recuperar, nunca se esqueça disso. Boas corridas!

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz