nsdfjk Como passar menos tempo no Facebook

Como passar menos tempo no Facebook

A partir do momento que o Facebook apareceu na nossa vida acabámos por não saber viver sem ele. De uma forma ou de outra acontece a um grande número de pessoas, embora existam vários graus de vício. No fundo é como o vício no telemóvel ou nas tecnologias mas a outro nível. Hoje cada vez mais parece que vivemos ligados à ficha e toda essa tecnologia é responsável por destruir muitas relações e amizades. O Facebook é uma plataforma bastante útil de ligação a outras pessoas (sobretudo as distantes), de partilha e para muitos também uma boa ferramenta de trabalho. Mas é também uma ferramenta que nos rouba bastante tempo, que nos faz perder horas e horas em vão e nos destrói a produtividade.

Hoje trazemos-lhe dicas para passar menos tempo no Facebook e para recuperar a sua vida social, aquela onde não se contam números de likes ou partilhas. Estas dicas são boas sobretudo para o trabalho mas devem também ser usadas no seu dia a dia.

passar menos tempo no Facebook

Acabe com as janelas múltiplas

Porque razão tem o seu facebook sempre aberto numa janela do seu navegador? Ou no telemóvel? Acredite que não se passam coisas importantes de 5 em 5 minutos que você não possa perder. O que acontece quando você tem a janela do facebook sempre aberta é que vai estar constantemente a verificar se existe alguma coisa nova e estará a perder bastante do seu tempo e também a criar uma adição. Crie horas para usar o seu facebook e no tempo restante saía da sua conta e feche a janela, caso contrário estará sempre a espreitar as novidades. Já imaginou o tempo que perde nessa brincadeira?

Desligue as notificações

Quando comentar uma fotografia, faço o seu comentário e saia. Você não tem de ficar a ver toda a conversa, sobretudo se não for relacionada consigo nem com o seu comentário. Da mesma forma você não precisa estar a receber notificações sempre que existe um novo comentário nessa fotografia, porque nesse caso se duas pessoas decidirem usar aquilo como chat, você estará sempre a espreitar sem qualquer razão. Mais tempo perdido… Você não precisa de receber notificação sempre que alguém comenta ou faz like ou lhe pede amizade, pode muito bem ver isso depois. Se retirar as notificações, sobretudo as sonoras, poupará muito do tempo que passa no facebook. O mesmo acontece no telemóvel…

Fale com pessoas reais

E que tal falar com pessoas reais ao invés de passar o seu dia atrás de um ecrã? Vá para a rua, para o parque, para o café mais próximo. Saía com os seus amigos! Converse com os seus colegas de trabalho enquanto bebem um café. Enfim… Faça o possível para estar mais próxima das pessoas, para falar, para ouvir e para partilhar coisas que vão muito além de um like.

Deixe-se de jogos

Os jogos podem ser um grande vício no Facebook. Lembro-me que há uns tempos atrás todo o mundo parecia viciado no Farmville por exemplo. Hoje em dia existem imensos jogos e todos sabemos como funcionam. São jogos de tempo. Você constrói algo, terá de esperar não sei quanto tempo para ficar construído. O que faz depois de estar? Volta ao jogo e consequentemente ao facebook. Se reduzir nos jogos conseguirá ganhar muito tempo para a sua vida e menos no mundo online.

Não partilhe tudo

Você não precisa partilhar tudo no facebook. Muito menos as pessoas irão querer saber tudo sobre a sua vida! Na minha opinião as pessoas partilham até demais e se pensar bem era algo que não faziam antes da existência do facebook ou em qualquer outra rede social. O facebook é também responsável pela criação dessa dependência. Do mostrar. Do querer ser melhor do que o outro. Do querer saber o que o outro está a fazer e com quem. Resguarde a sua vida e não partilhe tudo e mais alguma coisa. Acredite que irá ter muito mais sucesso se souber guardar alguns segredos.

Se você fizer um esforço por alguns dias irá conseguir diminuir o número de horas que passa no facebook e irá perceber a longo prazo que melhorará a sua forma de viver. Substituía a sua navegação por outras atividades aos poucos até que passe a ser um hábito.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz