nsdfjk Dicas para poupar nas compras de natal

Dicas para poupar nas compras de natal

A poupança hoje em dia é um tema bastante importante para a vida de todos nós. Com a aproximação do natal começam também as preocupações: como vou comprar prendas se não tenho dinheiro ou como devo gerir o meu dinheiro no natal? Começo por dizer que acho que ninguém tem obrigação de dar algo no natal, acredito que é uma celebração mais virada para as crianças do que para os adultos. Acredito também que é uma boa estratégia de marketing para supermercados e grandes superfícies que veem o seu lucro multiplicar. Acho que não existe altura fixa para se dar uma prenda ou para juntar a família e ressalto que estas é apenas a minha opinião.

Mas bem, quem não gosta de conseguir poupar nas compras de natal? Presumo que seja algo que muitas pessoas desejam, mas que nem sempre sabem como fazer. Se você tem pouco dinheiro disponível ou pura e simplesmente quer poupar na época de natal, então fique atenta às seguintes dicas:

poupar nas compras de natal

Comece a poupar com antecedência

Se sabe que o natal está aí à porta porque não começar a poupar com antecedência? Nem sempre é fácil conseguir por algum dinheiro de lado mas em cima da hora mais difícil se torna. Comece a colocar algum dinheiro de lado até ao natal e na altura irá agradecer esse dinheiro extra para a compra das suas prendas ou acessórios de natal. Provavelmente terá de deixar de lado alguns hábitos que a façam consumir dinheiro ou até fazer alguns sacrifícios mas por certo que valerá a pena. Não tem de guardar mais do que o suficiente! Aprenda no ponto seguinte como decidir quanto deve poupar.

Faça um orçamento

Decida quanto está disposta a gastar neste natal ou quanto precisa para comprar as prendas, comida, etc. O orçamento é muito importante também para saber a quantidade de dinheiro que precisa poupar e ao fazer as contas terá uma ideia bastante exata de quanto precisa e definir quanto pode gastar. Faça uma lista das coisas que precisa ou pretende comprar, compare preços e faça o somatório.

Planeia as suas compras

A lista é essencial. Deixar tudo para a última como a maior parte dos portugueses é um grande erro. Se você tiver uma lista com o que precisa em termos de alimentação e uma lista com as possíveis prendas, na altura do natal será uma mais valia e poupará bastante tempo. Vá apontando tudo aquilo que se lembra e com o tempo terá a tarefa bastante simplificada. Ao planear as coisas também estará a poupar dinheiro porque irá comprar apenas o que se encontra na lista, evitando que se perca em outras coisas.

Espere pela altura ideal

Espere pela altura ideal para fazer as suas compras! Não seja precipitada! Por vezes mais vale esperar um bocado que surjam os saldos e as promoções típicas na altura do natal do que estar a comprar as coisas já agora e a perder futuras oportunidades. Se encontrar agora uma boa promoção claro que deve aproveitar, a ideia é mesmo que consiga aproveitar as melhores oportunidades possíveis. Por vezes estamos rodeados de boas oportunidades de poupar apenas não estamos atentos o suficiente para as vermos.

A internet é sua amiga

As compras não precisam de ser feitos apenas numa loja física. Lembre-se que poderá estar a perder incríveis oportunidades e promoções na internet! A internet é cada vez mais um local de compras e é possível encontrar-se coisas fantásticas a metade do preço que compramos em lojas. Também é possível mandar vir coisas de outros países que acabam por compensar em termos de preço por causa do câmbio da moeda. Enfim. Existem mesmo imensas oportunidades, não se esqueça é que quando compra de outro país demora sempre algum tempo a ter as coisas, sendo que deve fazer as compras com maior antecedência.

Aproveite os descontos

Na altura do natal surgem imensos descontos sobretudo nas grandes superfícies! Aproveite o máximo possível. Claro que quando compra algo numa grande promoção pode correr o risco de mais milhares de pessoas comprarem o mesmo produto. Se isso não a preocupa conseguirá encontrar umas excelentes promoções. Porque razão comprar algo super caro se pode aproveitar uma grande promoção? Outra boa ideia é por exemplo aproveitar o desconto em cartão do continente por exemplo. Não desconte o dinheiro que poderá ter guardado no cartão e aproveite esse dinheiro para as compras do natal. Esta é apenas uma dica mas poderá ser uma boa ajuda.

Estabeleça prioridades

Estabelecer prioridades é super importante. Se você não souber por onde começar, o que fazer primeiro, o que deve ser feito em último, etc, será uma verdadeira confusão e no momento da verdade não conseguirá dar conta das coisas. A organização é essencial para que tudo corra bem, para lhe poupar tempo e também dinheiro. Escreva num papel o que realmente é prioritário e aquilo que pura e simplesmente não pode faltar. Essas são as primeiras coisas que deverá tratar. Escreva também tudo aquilo que é acessório / não obrigatório, que são aquelas coisas que se não forem feitas não existe problema.

Poupe nas prendas

Se puder fazer as suas próprias prendas ou até os seus cartões já será algo que poupa. Nem todos temos a mesma criatividade ou o que é necessário para criar algo, mas se realmente o conseguirem fazer poderão poupar bastante dinheiro. Sejam criativos e façam os vossos próprios cartões de natal, produzam prendas caseiras e poupam bastante dinheiro.

Esperemos que com estas dicas consigam poupar nas compras de natal e organizarem-se mais facilmente. Esta não tem de ser uma fase crítica se souberem gerir bem as coisas. Boas celebrações.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz