nsdfjk Como ser um bom orador público - saiba falar em público

Como ser um bom orador público

Existem várias pessoas que têm problemas em falar em público, o que não significa que não possam ser ou vir a ser bons oradoras. A vergonha, a falta de confiança e muitos outros factores podem colocar-se entre si e o sucesso enquanto orador. Nos dias que correm, saber falar bem e ser persuasivo é importante e muitas empresas dão importância a essa característica na procura de emprego.

Para pessoas introvertidas é um pouco mais complicado tornar-se um bom orador, embora não seja impossível. Falar em frente de uma grande multidão nunca é fácil, até as pessoas mais experientes se sentem nervosas e ansiosas nessa situação. Quando falamos algo para uma multidão pretendemos que as pessoas percebam o que queremos dizer da melhor forma possível e que suportem a nossa opinião. Tudo isto são coisas que se treinam com o tempo e apenas com um bom treino se poderá tornar num bom orador público. A prática leva à perfeição não é mesmo?

Não espere tornar-se no melhor orador do mundo em apenas dois dias. É necessário treinar e bastante para conseguir fazer passar a sua mensagem. Confira as nossas dicas que poderão ser uma grande ajuda.

como ser um bom orador

Ler bastante

Ler é bastante importante e hoje a internet e as tecnologias afastam cada vez mais as pessoas da leitura. Quando falo em ler não me refiro apenas a livros, a internet pode até ser muito útil para consumir informação. Sempre ouvi dizer que o conhecimento não ocupa lugar. Leia o máximo possível sobre os mais variados temas e estará a aumentar a sua cultura geral, ao mesmo tempo que estará a melhorar o seu vocabulário e até a sua memória. Todo esse conhecimento irá ser útil na altura da construção do discurso.

Prepare-se

Para conseguir falar bem é necessário que perceba do que está a falar. Para ter um bom discurso é também necessário que o prepare da melhor maneira possível. Reúna informação. Pratique bastante e tente apresentar o discurso a outra pessoa para ver se esta o percebeu da forma que você deseja. Ter o seu discurso bem preparado e “testado” junto com algumas pessoas, será meio caminho andado para o sucesso. Pelo contrário uma má preparação poderá conduzir ao desastre, mais ansiedade e stress. Lembre-se que quanto mais praticar o seu discurso mais preparado se irá sentir e maiores serão as chances de sucesso. A prática faz a perfeição!

Comece em grande

Quando tem de fazer uma apresentação tem de ter ciente que é necessário saber como captar a atenção do seu público. O momento mais crucial para captar a atenção de alguém é o início do seu discurso. Pode comparar o início do seu discurso com a primeira aparência sobre alguém. Se você entrar em grande irá captar a atenção do seu público, se você não o fizer então o público ira dispersar e perderá a sua audiência. Prepare uma excelente abertura e possivelmente terá o dobro das chances de captar as pessoas até ao final da apresentação.

Fale de forma clara

Para que o seu público oiça aquilo que tem a dizer terá de falar alto e de forma clara. Para isso é necessário que saiba criar frases simples, claras e com linguagem acessível ou adequada ao seu público alvo. Deve praticar a fala todos os dias, falar o máximo possível com outras pessoas, para que não tenha dificuldades ao falar para uma grande plateia. A prática faz a perfeição. Em último caso o seu espelho poderá ser o seu novo melhor amigo.

Dê importância à linguagem corporal

Nós falamos mais por gestos do que com a própria boca, sabia? Ao saber isso poderá imaginar o quanto a nossa postura e linguagem corporal poderá fazer a diferença no nosso discurso. A nossa postura poderá dizer se somos uma pessoa confiante ou recatada, a nossa forma de falar pode revelar se estamos ou não nervosos, assim como as nossas expressões faciais podem revelar se gostamos ou não de alguma coisa. Dada a importância da linguagem corporal deixo-vos dois artigos que poderão ajudar a controlarem melhor a parte não verbal do discurso.

Para você consultar:

Envolva-se no discurso e mostre confiança

É importante que se consiga abstrair do que se encontra à sua volta e que se foque inteiramente no discurso. Esqueça por momentos os seus problemas ou o que o preocupa e foque-se em falar o que tem a falar com a maior clareza possível. Se estiver a pensar noutras coisas facilmente perderá o foco e isso notar-se-á no seu discurso. Se você não estiver interessado no seu próprio discurso acha que os outros estarão?

Falar em público não é fácil mas também não tem de ser um pesadelo. A prática irá conduzi-la à perfeição. Seguir estas dicas também fará metade do trabalho. Boa sorte.

Caso tenha dicas extras sobre este assunto partilhe nos comentários.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz