5 formas de evitar gastar muito dinheiro

Nos dias que correm é importante ganhar dinheiro e muito mais importante é saber como o poupar ou fazer com que este dure até ao final do mês. Já aqui partilhei no cuidar da casa várias dicas para poupar dinheiro e hoje não é exceção, ao recomendar-lhe formas de evitar gastar muito dinheiro estou também a ajudá-la a poupar mais no final do mês.

Você sabe onde gasta o seu dinheiro? Sabia que gasta muito mais dinheiro se andar sempre com o cartão de crédito ao invés de usar dinheiro? Você acha-se uma pessoa muito gastadora e sente que não consegue controlar o seu “vício”? Então este artigo poderá ser-lhe bastante útil, se seguir os 5 passos que falarei de seguida.

evitar gastar muito dinheiro

1 – Pague com dinheiro ou cartão de débito

Pense durante um bocado… Se você não tiver dinheiro tem possibilidade de o gastar? Certamente que não. Mas se trouxer o cartão de crédito consigo então o caso muda de figura e poderá gastar dinheiro que não tem. A minha sugestão para se poupar dinheiro é dar prioridade ao dinheiro ou ao cartão de débito, invés do de crédito, mas sobretudo o dinheiro. Se você pagar as suas compras ou seja o que for com dinheiro, estará com ele na mão, dará valor ao mesmo e saberá precisamente quanto dinheiro está a gastar. Os cartões geralmente passam uma ideia de facilidade e podem levá-la a fazer despesas extra.

2 – Faça uma lista de compras

O que você precisa de comprar? O que é indispensável? Você costuma fazer uma lista das coisas a comprar ou pura e simplesmente vai ao supermercado e compra as coisas à medida que as for vendo? É que existe uma grande diferença e poderá estar a cometer um grande erro! Se você fizer uma lista e a seguir à risca, certifica-se que apenas traz para casa aquilo que é necessário, se por outro lado decidir ir à sua sorte e comprar as coisas à medida que as for vendo é quase certo que gastará mais. Se sempre que vai ao supermercado para comprar duas coisas saí de lá com dez, certifique-se que começa a fazer uma lista!

Saiba como poupar no supermercado !

3 – Diga adeus ao cartão de crédito

Já reparou que o seu cartão de crédito apenas serve para a fazer gastar mais dinheiro? Sim é útil para quem faz compras online ou para comprar algo quando não temos dinheiro disponível, mas poderá também ser uma armadilha para as pessoas menos atentas. O que eu recomendo é pegar numa tesoura e rasgar todos os seus cartões de crédito e trabalhar apenas com cartão de débito ou dinheiro vivo. Os bancos vão sempre dizer-lhe que você precisa de um cartão de crédito e vão mostrar-lhe mil vantagens em ter um, mas nunca lhe falarão das desvantagens. Acredite em nós… Se quer poupar dinheiro no final do mês o melhor que tem a fazer é ver-se livre deles.

4 – Saiba onde gasta o seu dinheiro

Este é provavelmente o maior erro das pessoas e é compreensível. Você sabe onde gasta o seu dinheiro? Hoje em dia existem montes de aplicações para o telemóvel e até para o computador gratuitas para controlar as suas despesas, dinheiro que entra e dinheiro que saí. Em último caso se não quiser usar essas aplicações (o que é um erro), poderá apontar no papel durante uns tempos onde gasta o seu dinheiro e quanto gasta. Nisso as aplicações fazem metade do trabalho porque no final do mês poderá analisar onde gastou mais dinheiro e saber precisamente para onde está a ir o seu dinheiro. Lembre-se que dois cafés por dia são apenas 1,20€ mas que por mês são 36€, pense sempre a longo prazo e conseguirá poupar dinheiro.

5 – Saiba pedir ajuda

Se sente que não se consegue controlar no gasto de dinheiro peça ajuda para o gerir. Não é vergonha nenhuma. Existem pessoas que gastam muito dinheiro em compras, outras em bebida e tabaco, outros em casas de apostas, etc. Pode acontecer a todos e nessas alturas é necessário ajuda e ter consciência de que precisamos de ajuda de alguém para colocarmos em ordem a nossa vida e não perdermos mais dinheiro do que aquele que queremos. Se sentir que a situação está a fugir ao seu controlo não hesite em pedir ajuda.

Estas são as minhas 5 formas de evitar gastar muito dinheiro! Espero que as coloquem em prática e que vos sejam úteis.

E vocês como controlam os vossos gastos?

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz