50 dicas rápidas de dieta

Perder peso não tem tanta ciência como algumas pessoas pensam, muito menos é algo completamente difícil e longe do comum mortal. Perder peso é sim mais fácil do que imagina e obedece a alguns princípios básicos que quando seguidos sem falhas lhe trarão os resultados que você pretende. As dicas que lhe trago hoje são quase do senso comum mas são o suficiente para fazer uma dieta equilibrada e que realmente resulta, sem usar aquelas tretas que todos sabemos que só servem para gastar o seu dinheiro.

Se realmente quer emagrecer de forma saudável, deverá ter muito em conta as dicas seguintes.

dicas rápidas de dieta

1. Procure por mais informação, mas informação de qualidade! Quanto mais conhecer sobre o assunto mais poderá aplicar e mais controlará o seu corpo. Se tiver um bom conhecimento sobre os vários alimentos, sobre o que pode ou não pode comer e nas melhores comidas para a sua alimentação, será muito mais fácil atingir os seus objetivos.

2. Quais são as suas motivações e qual o seu objetivo? Perder peso? Ganhar massa muscular? Se você não estabelecer objetivos ou não tiver uma meta bem definida, facilmente perderá o foco. Se você souber exatamente aquilo que procura e quer, poderá empenhar-se muito mais para o obter.

3. O grande problema de muitas pessoas é o de não conseguirem estabelecer objetivos realistas. Algo realista é dizer que gostava de perder 5 a 10% do seu peso corporal outro completamente diferente é que queira perder 50% do seu peso num período de tempo bastante curto. Terá melhores resultados se for dando pequenos passos. Lembre-se que manter o seu peso já é um bom resultado, pior seria se ele aumentasse.

4. Crie um plano e siga-o! Para que este seja mais fácil de comprar, lembre-se que deve ser o mais realista possível. Crie um plano que tenha noção de que conseguirá seguir e manter!

5. Aponte a comida que ingere. Nem que seja durante uma semana, é importante que aponte aquilo que come para que possa ter uma noção da dieta que está a fazer. No final da semana poderá medir se está a comer de forma saudável, poderá substituir alguns alimentos e abolir outros.

6. Estabeleça metas realistas. Lembre-se que o que se perde rápido volta-se a ganhar também muito rapidamente. Lembre-se que as dietas loucas que prometem uma perca de peso surreal são sobretudo um esquema para lhe roubar dinheiro (e saúde!!). Saiba dar pequenos passos e não queira tudo de uma vez.

7. Não coma por impulso e reconheça situações que o fazem fugir à sua dieta. É quando saí com os seus amigos que come as piores comidas? Quando está sozinha ou se sente triste come mais? Para perceber tudo isto é super importante que dê atenção ao ponto número cinco.

8. Pense na comida que ingere. Se foge à sua dieta tente perceber porque razão o fez e perceba quantas calorias está a ingerir e o quanto isso irá afetar a sua dieta. Isso faz com que sinta maior culpa sempre que foge daquilo que é o seu objetivo.

9. Se sentir que vai “pecar” e fugir à sua dieta o melhor que poderá fazer é distrair-se com alguma coisa. Há semelhança daquelas pessoas que estão a tentar deixar de fumar e procuram distrair-se do seu vício, o mesmo terá de acontecer consigo na comida.

10. Planeie as suas refeições e coma com regularidade. Se planear as suas refeições será muito mais fácil de seguir o seu plano. Pode até tentar cozinhar com antecedência as suas refeições.

11. Tenha comida saudável consigo. Nunca se sabe quando ataca a fome e se trouxer algo saudável consigo como fruta por exemplo, poderá enganar o estômago com algo saudável, ao invés de ir comprar um pacote de batatas fritas, um gelado ou algo do género.

12. Não desista ao primeiro erro. Você está a fazer uma mudança de hábitos e é normal que vá errar ou cair na tentação algumas vezes. Só você poderá lutar contra isso. Desistir ao primeiro erro é ele por si só um grande erro! Você ainda vai conquistar muitas coisas, não desista antes do tempo.

13. A sua dieta não precisa de mudar completamente! Você poderá continuar a comer algumas das comidas que gosta, terá sim é de diminuir o consumo e também a quantidade. Será muito mais fácil para si fazer uma mudança gradual, do que tentar mudar tudo de uma só vez.

14. Procure apoio dos seus amigos e familiares. Você consegue sozinho, mas irá ser muito mais fácil se tiver o apoio das pessoas que o rodeiam. Não tenha medo de pedir ajuda, afinal os amigos servem para isso mesmo!

15. Evite uma dieta extrema! Mais vale fazer uma dieta pensada a longo prazo do que algo repentino e exagerado que só trará implicações na sua saúde e problemas futuros.

16. Tenha uma dieta equilibrada. Aumenta a ingestão de saladas, carnes brancas, procure por gorduras saudáveis, que também são importantes ao contrário do que muitas pessoas pensam. Controle a ingestão de carbohidratos e procure incluir mais coisas integrais na sua dieta.

Eu acho que este vídeo é bem explicativo:

17. Foque-se na sua dieta e evite distrações. Muitas pessoas lhe vão dizer algo como “se comeres apenas hoje não vai haver problema”. As pessoas por vezes atrapalham mais do que ajudam. Fazer sacrifícios é sempre algo complicado, mas não deixe que isso o impeça de atingir o seu grande objetivo.

18. Seja uma pessoa mais ativa e use mais o seu corpo. Praticar exercício fará toda a diferença e irá acelerar os seus resultados. Se procura perder peso, fazer um treino de HITT poderá trazer-lhe excelentes resultados quando combinado com um bom treino de força. Inscreva-se no ginásio ou junte um grupo de amigos e treinem em conjunto.

19. Passeie mais. Embora não vá queimar muitas calorias a caminhar, se o fizer durante cerca de uma hora a um ritmo constante, poderá queimar facilmente acima das 300 calorias. Pode não ser muito mas com certeza será mais uma ajuda na conquista dos seus objetivos.

20. Dê alguma vida à sua comida. Você terá de cortar nalgumas comidas, na quantidade e tudo mais, mas ao incluir alguns alimentos novos à sua dieta, não quer dizer que os tenha de comer sem sabor. Procure algumas boas especiarias saudáveis que possa usar na sua comida para lhe dar um sabor agradável.

21. Tenha muito cuidado com a comida pré-feita ou comida congelada, geralmente são um grande veneno. Aprenda a ler os rótulos dos alimentos e perceba que nem sempre um alimento com baixa gordura é um alimento com poucas calorias. Dê mais atenção aos valores daquilo que come e sempre que possível procure soluções mais saudáveis.

22. Beba muita água, não apenas porque ficará mais cheia e irá comer menos, como é essencial para o seu corpo. No mínimo você deveria beber de 6 a 8 copos por dia. Se passar muitas horas ao sol ou se fizer muito exercício físico este valor facilmente aumentará. Evite os refrigerantes por completo e beba apenas água, sentirá logo diferença porque os refrigerantes têm uma quantidade exagerada de açúcar.

23. Saiba dizer não e não se deixe levar por pressões externas. Só porque os outros adoram ir ao Mac e encherem-se de big macs e refrigerantes de litro, não significa que você tenha de fazer o mesmo. Todos somos diferentes e temos objetivos diferentes. No início vai custar e vai custar imenso! Mas com o tempo e à medida que vai seguindo o seu plano inicial, tudo se tornará mais fácil.

24. Não procure a comida que não pode comer. A publicidade nas revistas, na televisão, etc, pode fazer-nos muito mal quando estamos em dieta e não pretendemos comprar esses produtos. Evite procurar a comida que não pode comer.

25. Controle a quantidade que come. É simples perceber que no seu prato deverá ter mais salada do que batatas cozidas. Deve controlar a quantidade daquilo que come mediante aquilo que necessita comer para atingir os objetivos.

cuidar-emagrecer

26. Se comer fora coma bem! Geralmente as pessoas quando comem fora procuram uma comida diferente e muitas das vezes acabam a comer pizza, hambúrguer e coisas do género. É importante que quando comer fora procure locais saudáveis para que possa manter a sua dieta.

27. Controle o seu peso com regularidade, mas não viva mediante ele. Por vezes, sobretudo se estiver a treinar no ginásio, o seu peso poderá manter-se ou até aumentar mas você ver claramente mudanças no espelho. Faça com que isso seja uma forma de angariar mais motivação.

28. Mesmo que seja por pouco tempo procure fazer exercício. Mais vale pouco mas com qualidade do que nada! Procure planos de treino na internet (existem vários em vídeos), que poderá fazer por 10, 20 ou 30 minutos, que poderão ser exatamente o que procura.

29. Faça as outras pessoas perceber que você está a mudar os seus hábitos de alimentação. Se os outros souberem que você está na sua jornada e se conhecerem os seus objetivos irão ajudá-la e perceber mais facilmente as mudanças na sua vida.

30. Corte naquilo onde peca mais. Se gosta muito de beber refrigerantes, tente substituí-los por algum mais saudável, que não tenha tanto açúcar e que apresente valores mais saudáveis, até os conseguir substituir de vez.

31. Quando atingir o seu objetivo não se esqueça de definir outro e continuar a lutar, nem que seja para manter o seu peso. A nossa saúde, o nosso peso e tudo mais, são objetivos para a vida e não apenas algo que resolvemos e de um momento para o outro perdemos.

32. Coma num prato mais pequeno e obrigue-se a comer menos bebendo dois copos de água antes da refeição. Irá sentir-se mais cheia e irá certamente comer menos.

33. Mastigue a sua comida devagar. Se comer muito depressa o mais certo é que acabará por comer mais. Se comer devagar e mastigar bem a sua comida, o seu sistema funcionará bastante melhor.

34. Não coma muito à noite. Geralmente as pessoas são mais ativas durante o dia, o que significa que irão queimar mais calorias do que à noite. Se você comer muito à noite e se sentar no sofá e pouco depois ir dormir, acabará por não queimar quase nada e engordará mais facilmente. Vá diminuindo a quantidade de comida que come ao longo do dia.

35. Evite fazer refeições desnecessárias. Por vezes você junta-se com amigos a ver um filme ou qualquer outra coisa, enchem-se de batatas fritas, snacks e cervejas e numa tarde, mesmo sem perceber, irá consumir muitas calorias desnecessárias. Mantenha o seu foco e evite que isso aconteça.

36. Caminhe para comprar as coisas que não devia comer. Nada de telefonar e pedir para entregar em casa, nada de ir de carro. Vá a pé! Já que está a cometer um erro (que de vez em quando é necessário), mais vale que se castigue de alguma forma que seja saudável.

37. Preocupe-se com a ingestão de proteínas. As proteínas são muito importantes para os seus músculos e para além disso irão fazer com que se sinta mais saciado. As carnes brancas, o ovo, atum, amendoins, etc, são boas fontes de proteína.

38. Prepare a sua comida com antecedência. Será muito mais fácil para controlar aquilo que come se já tiver as suas refeições feitas com antecedência. É muito mais complicado seguir a sua dieta se estiver sem tempo para cozinhar e tiver de inventar algo do que se tiver a comida já prontinha a comer.

39. Porque não comer a porção que é destinada às crianças. Muitos restaurantes têm uma porção mais pequena para crianças, porque não pedir essa porção e controlar assim o que ingere?

40. Aumente os vegetais e diminua as massas, arroz, batatas e os vários acompanhamentos. Ao fazer isso estará a diminuir a quantidade de calorias que ingere e a longo prazo terá sem dúvida resultados.

41. Coma mais toranjas. Diz-se que ajudam bastante na perca de peso ao diminuir o nível de insulina e fazendo com que se sinta mais satisfeita, o que fará com que coma menos.

42. Coma ovos! Para além de serem ricos em proteínas (a clara), diz-se que ajudam a suprimir o apetite. Sendo assim se comer ovos ao pequeno almoço, poderá sentir menos apetite ao longo do dia.

43. Coma pimentos! Os pimentos ajudam a aumentar o seu metabolismo e como tal conseguirá queimar um maior número de calorias. Claro que não os deve comer em todas as refeições, mas deve sem dúvida incluir na sua dieta.

44. Considere comprar algum suplemento. Não me refiro a suplementos para perder peso (embora existam), mas sim um multi vitamínico, porque é bastante importante que você receba todas as vitaminas que necessita diariamente.

45. Aceite-se como você é. Nada melhor para se sentir melhor do que isso. Você é como é e só poderá melhorar a sua pessoa se você desejar e realmente lutar por isso. Mas para o fazer primeiro terá de aceitar a sua condição.

46. Ande mais vezes a pé. O carro é fantástico e consegue levar-nos a qualquer lado, mas será que existe necessidade de o levar mesmo para todo o lado? Imagine que se tratam apenas de 500 metros, vai levar o carro? Comece a deslocar-se mais vezes a pé ou de bicicleta.

47. Beba água, não álcool. Quando estamos com amigos é muito fácil perder o controlo e ingerir uma boa dose de cervejas ou qualquer outra bebida alcoólica. Não existe problema nenhum com isso, mas estará a ingerir uma grande quantidade de calorias que são totalmente evitáveis.

48. Se você for uma mulher e for fazer a comida para o seu parceiro, não se esqueça de controlar as porções de ambos. Você sendo mulher, geralmente deverá comer uma porção menos do que a do seu parceiro.

49. Renda-se aos amendoins. São ricos em proteína e têm muito pouco colesterol. A manteiga de amendoim é uma excelente escolha de gordura saudável.

50. Mantenha o seu plano e não desista! Você consegue!

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz