Com que frequência devo lavar diferentes tipos de roupa?

Ninguém gosta de ficar sem ter o que vestir porque uma peça de roupa não está lavada. Também ninguém gosta de andar vestido com uma roupa que já cheira a suor e que claramente precisa de ser lavada. Diferente tipos de roupa precisam de diferentes tratamentos e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Nunca se perguntou por exemplo “quantos dias posso usar estas calças sem serem lavadas” ou “devo lavar uma tshirt sempre que a uso?”. Estas são perguntas que provavelmente já deve ter feito mas que ainda não encontrou uma resposta. Talvez porque não existe uma resposta universal e porque é algo que vai variar imenso das condições atmosféricas e tudo mais. Mesmo assim perceba com que frequência deve lavar diferentes tipos de roupa.

com que frequência deve lavar diferentes tipos de roupa

Lembre que as roupas trazem sempre as recomendações para a sua lavagem que devem ser tomadas em conta! Não existe nada melhor do que essas recomendações para saber como deve ser a lavagem. Lembre-se de seguir sempre essas dicas do fabricante. Em relação à roupa em si as coisas devem funcionar da seguinte forma:

  • Tops e blusas – Sendo que ambas entram em contacto com as axilas e outros pontos de transpiração a recomendação era para que fossem lavadas logo depois de serem usadas. Mas já imaginou o que seria estar a lavar os seus tops e blusas todos os dias? Talvez no verão seja uma realidade, mas se quiser que estas durem mais tempo certifique-se que usa algo por baixo.
  • Calças e jeans – Por outro lado e de um lado bem positivo você poderá lavar as suas jeans quatro ou cinco vezes sem precisarem de lavagem. Se quer evitar aqueles comentários de “anda com as mesmas calças há mais de 3 dias”, poderá muito bem alternar a sua utilização. Todas as outras calças devem ser lavadas depois de duas ou três utilizações. Lembre-se que no momento da lavagem deve sempre virar os jeans do avesso para retardar o desvanecimento.
  • Ternos e blazers – Grande parte dos ternos são limpos a seco, sendo que só o precisa fazer depois três lavagens. Pode ser necessário um cuidado especial na gola, mangas e cotovelos. Lave numa casa de confiança porque geralmente estes tecidos são sensíveis e são tudo menos baratos.
  • Vestidos formais – A lavagem irá depender muito de como usa o vestido e para que festa. Digamos que se for para uma discoteca ou uma festa que passe a noite a dançar ou a mexer-se, deverá lavar depois do evento. É provável que fique a cheirar a suor e também a tabaco. Agora se for por exemplo a um jantar de gala ou um evento do género em que usa o vestido por poucas horas é provável que o possa lavar apenas depois de duas ou três utilizações.

E agora um bom extra:

  • Lençóis da cama – A minha recomendação é que os lençóis deveriam ser lavados semana a semana, no máximo de duas em duas semanas. Se tiver animais e se estes tiverem o hábito de ir para a sua cama, então a lavagem deve ser ainda mais frequente. Lembre-se também de lavar as fronhas das almofadas.

Estas são as nossas dicas para a lavagem da sua roupa. Claro que tudo dependerá de vários fatores como: a quantidade de suor, o calor, sujidades externas, cheiros externos (tabaco, etc). Não se esqueça de ver as recomendações do fabricante! Boas lavagens.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz