Como agir numa entrevista de emprego

Hoje em dia existe pouco trabalho para tantos candidatos e tudo o que puder usar para estar um passo à frente da concorrência é uma mais valia. Depois de selecionado para uma entrevista de emprego a decisão do empregador vai depender muito da sua postura, do que você diz, do que eles pretendem obviamente e das suas capacidades e aptidões para fazer determinado trabalho. Se você souber como agir numa entrevista de emprego já terá uma vantagem em relação à sua concorrência. Basicamente você tem de provar porque razão merece aquele lugar mais do que os outos candidatos, sente-se pronta para isso? Conheça as nossas dicas.

como agir numa entrevista de emprego

A fazer

Veja onde se situa – Enviar currículos do conforto do seu sofá é algo bastante simples mas se realmente quer este emprego não perde nada em passar pela empresa. Hoje em dia com a internet e com o google maps é muito fácil descobrir onde esta se situa e poderá ser uma mais valia e até sinal de interesse se passar lá diretamente. Ir lá é importnate nem que seja para confirmar que estão a recrutar. Se for ao local saberá também o tempo que demora da sua casa ao mesmo e certificar-se-á que no dia da entrevista não chega fora de horas.

Vista-se a rigor – Saiba vestir-se de acordo com o local para o qual se candidata e estar na sua melhor forma. Geralmente uma roupa mais formal calha bem em qualquer entrevista de emprego. Pode também optar por algo mais semi-formal ou até casual em alguns casos. Saiba ser discreta e apresentar-se da melhor forma possível.

Leve o que for necessário – Não vá para uma entrevista de emprego sem levar consigo todos os papéis importantes. Você terá uma oportunidade assim como todas as outras pessoas e provavelmente essa oportunidade não se irá repetir. Antes de sair de casa certifique-se que tem o seu cartão de identificação, o seu currículo e todos os outros documentos que possam vir a ser necessários (mesmo que não venham a ser). Ter tudo à sua mão poderá ser uma mais valia na hora da decisão.

Saiba vender-se –  Se está a candidatar-se à vaga de emprego tem de saber a melhor forma de se mostrar à pessoa, basicamente tem de saber vender-se. Pense que tem um pequeno espaço de tempo para falar das suas qualidades, do porque de você ser uma mais valia para o cargo, etc. Na maior parte dos casos a pessoa não vai ligar muito ao seu currículo mas sim ao que você já fez na vida, às suas capacidades e aquilo que você fala. Capriche na altura de falar de si, mas cuidado para não exagerar.

Faça o trabalho de casa – Leia o máximo possível sobre o local de trabalho, fale com pessoas que possam já lá ter trabalho ou trabalhem lá no momento, etc. Fazer o trabalho de casa é importante para chegar lá o mais preparada possível. Quer estar um passo à frente dos outros concorrentes? Pesquise o máximo possível e saiba ao certo aquilo a que se candidata.

Saiba como encontrar emprego mais facilmente

job-interview-dos-donts

A evitar

Não memorize o discurso – É importante que você se prepare antes da entrevista mas é um erro que você vá para a mesma com um discurso completamente decorado. Acredite que a coisa não vai correr tão bem como pensa. As coisas devem correr de forma natural ao longo da entrevista. Deve preparar-se para algumas perguntas mas no momento deve responder de forma natural. Lembre-se que o empregador quer ouvir você a falar não um gravador.

Siga as regras de etiqueta – Saber comportar-se é essencial para deixar uma boa impressão. Esqueça a pastilha, saiba dar um aperto de mão e tratar as pessoas pelo nome, não se sente na cadeira até que lhe digam para o fazer, deixe o telemóvel durante a entrevista, etc.

Seja sincera – Não adianta mentir. Aliás, não a levará a lado nenhum. Fale sobre as suas qualidades e diga no que realmente é boa. Não adianta dizer que sabe fazer isto ou aquilo se na verdade não faz mínima ideia como se faz, mais tarde ou mais cedo apenas se entalará. Saiba também dizer no que não é tão boa assim, eles por certo irão apreciar a sua sinceridade.

Saiba expor-se – Quando lhe for feita uma pergunta, pense e depois fale. Não responda com sim ou não e não diga apenas isso em toda a entrevista. Você está ali para falar de si e das suas qualidades, se responder apenas sim ou não estará a mostrar insegurança e falará muito pouco de si. Apenas estará a reduzir as suas possibilidades.

Não seja demasiado ambiciosa – Mesmo que a entrevista corra bem é importante manter a postura e não procurar ter tudo de uma vez. Claro que é importante discutirem-se salários e tudo mais, mas não parece bem estar a discutir o salário, as férias que são pequenas, os bónus que são poucos, etc. Terá mais que tempo para isso e não tem necessáriamente de trazer esse assunto numa primeira entrevista.

A melhor dica é manter-se calma e ser você própria. Dê o seu número de telemóvel e prepare-se para receber uma possível chamada.

Confira esta lista de sites com ofertas de emprego

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz