Como estudar para os testes e ter boas notas!

Periodicamente, os professores marcam testes ou provas para testar o conhecimento dos seus alunos. Para muitos as provas são uma grande preocupação porque não sabem ao certo como se devem preparar para as mesmas ou neste caso como estudar para os testes ou provas.O segredo para o sucesso nestas provas está em saber como estudar de forma mais eficiente para reter e entender o máximo de matéria possível.

Se quer aprender a estudar de forma mais produtiva não perca as dicas seguintes.

estudar para os testes
– Estudar exige calma e concentração, deve escolher um local sossegado e bem iluminado e eliminar todas as actividades incompatíveis com o estudo, como a televisão, leitor de música, telemóvel, redes sociais e afins.

– Elaborar um horário de estudo é outra medida a tomar. O plano de estudos é para respeitar, sem cedências. Às X horas sente-se numa cadeira, ponha um livro à frente e tente estudar (nada de se levantar de cinco em cinco minutos). Deve fazer-se um intervalo para recuperar forças mas sem se dispersar e perder a vontade de voltar ao estudo.

– Deve evitar estudar muitas horas seguidas antes dos testes, porque, devido à falta de tempo e consequente ansiedade e insegurança, começam as dificuldades de concentração e de memorização para organizar toda a informação estudada. Para além disso poderá acabar por confundir tudo.

– Expulsar os pensamentos parasitas – silenciosos e mortíferos, que nos absorvem. Quando damos conta passou-se meia hora e estivemos em frente a um livro a fazer figura de estátua. Pode ser, um episódio que nos irritou e não conseguimos tirar da cabeça, uma discussão em que fizemos figura triste e agora estamos sempre a rever e a pensar no que dissemos e no que devíamos ter dito. Limpe a sua cabeça e concentre-se no que está a fazer.

– Ler com atenção, tentando compreender as mensagens e voltar atrás sempre que necessário. Não serve de nada ler por ler na esperança de que a coisa fique armazenada na memória, se não percebermos o que é dito. As ideias importantes estão muitas vezes escondidas no texto. A solução é sublinhá-las com caneta fluorescente ou outra que salte à vista. Da próxima vez que for estudar poderá ler apenas o sublinhado (se for bem selecionado) e poupará bastante tempo no seu estudo, porque já terá tirado a parte que não é importante.

– Esquemas e resumos da matéria são verdadeiras tábuas de salvação. Ajudam a memorizar, a estruturar as respostas e a perceber o que é importante. Devem ser claros, curtos e bem estruturados. Imagine as perguntas que podem sair nos testes e tente responder-lhes.

Se seguirem estas dicas simples conseguirão preparar-se muito mais facilmente para os vossos testes e provas e conseguirem também melhores notas!

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz