Como limpar paredes e tectos

Limpar paredes e tectos é uma tarefa que poderá ser feita uma vez por ano, se não tiver em casa fumadores frequentes ou se a sua casa não for muito propícia a criar humidade. Por ser um trabalho muito cansativo, deve limpar divisões diferentes a dias diferentes e não tente fazer tudo num dia, porque irá arrepender-se no dia seguinte.

Neste artigo vamos ajudar com algumas dicas para limpar paredes e tectos, tanto em paredes com revestimento, superfícies pintadas ou até outros tipos de parede. Se quer manter a sua casa fantástica, certifique-se que não perde nenhuma das nossas dicas!

limpar paredes e tectos

Se tem papel de parede, deverá limpá-lo regularmente para tirar o pó. Para a limpeza não deve usar água, caso contrário poderá estar a descolorar o papel de parede. Se o seu papel de parede for lavável, pode usar uma esponja embebida numa solução com líquido para a loiça e limpar de baixo para cima, passando depois com água limpa e morna.

Como limpar papel não lavável

  • Retirar manchas – Embora seja complicado retirar as manchas sem estragar o papel, não é algo completamente impossível. Se o fizer com cuidado, esfregando com cuidado e usando um pedaço de miolo de pão branco ou uma borracha, conseguirá retirar as manchas e preservar o papel;
  • Retirar nódoas de gordura – Se quiser remover nódoas de gordura poderá usar a técnica do ferro. Utilize o seu ferro de engomar morno (nunca muito quente), sobre papel pardo para que este absorva as nódoas de gordura. Repita as vezes que forem necessárias, usando obviamente partes limpas do papel, até que este absorva totalmente a gordura. Depois disso aplique um aerossol para dissolver essa gordura.

Se as nódoas forem muito difíceis de tirar, poderá ter de remendar o papel de parede, se assim for o processo é bastante simples. Corte de forma irregular o pedaço que falta, dizemos de forma irregular, porque se cortar tudo direitinho geralmente nota-se mais e depois cole no lugar com cola de papel de parede. Se colocar exatamente um pedaço igual, quase não se irá notar, sobretudo se desbotar o pedaço novo um pouco ao sol antes de o colocar sobre o antigo.

  • Como limpar vinílico – De vez em quando paredes revestidas de vinílico devem ser lavados com uma solução de detergente aplicada com uma esponja. Deve sempre lavar de baixo para cima e esfregar suavemente para não se estragar a superfície.

limpar paredes e tectos

Superfícies pintadas

Se limpar as suas paredes e tectos pintados com regularidade, irá conseguir manter os mesmos sempre bem conservados. Existem algumas casas com problemas de humidade, que causam muitas manchas nos tectos bem complicadas de tirar e se tiver muitas pessoas a fumar dentro da sua casa, também poderá ter problemas e ter de limpar com maior regularidade.

  • Fazer um espanador para tectos – Para não estar constantemente a subir a um escadote e a limpar à mão, poderá fazer um espanador para tectos improvisado. Use uma vassoura e amare-lhe um pano do pó e de seguida use-se par alimpar o tecto. Em casas muito húmidas e que criem manchas a limpeza regular é crucial! Em casos extremos talvez uma nova camada de pintura seja a solução;
  • Paredes, portas e guarnições – Pode limpar as suas paredes com água morna e líquido de lavar a loiça. Não queira limpar tudo ao mesmo tempo e não deixe o trabalho a meio, porque irá deixar manchas na parede. Comece sempre no fundo da parede e vá subindo, sabe porque? Porque é muito mais fácil limpar pingos sujos numa superfície limpa no que numa suja. Nas portas e rodapés pode usar também líquido da loiça e aliás, não deve usar detergente porque poderá comer a cor, passe logo de seguida água limpa, limpando com um pano;
  • Tratar de manchas nas paredes – Se forem manchas pintadas podem ser removidas facilmente com uma borracha. Se forem nódoas de comida poderá lavar com um produto doméstico, que não seja abrasivo para não danificar a pintura. Se tiver marcas nas paredes causadas por mobílias, riscos ou outras coisas que puderam danificar a parede poderá usar primeiro uma borracha e de seguida um produto de limpeza.

Outros tipos de paredes

  • Paredes de azulejo – Para limpar a massa das suas paredes de azulejo, deve usar uma escova de dentes velha, limpa obviamente, mergulhada em lixívia. As paredes de azulejo, juntam várias vezes lixo;
  • Madeira – Se tiver cera acumulada nas suas paredes de madeira, poderá tirá-la com palha-d’aço fina e essência de petróleo. Este tipo de parede é muito propício a pó, sendo que a deverá limpar com regularidade, pode até usar o aspirador, assim como encerá-la uma vez por ano.
  • Tijolo – Manchas em tijolo são bastante difíceis de treinar, sendo que deverá limpá-los com bastante frequência.

Espero que as nossas dicas de como limpar paredes e tectos vos sejam úteis, se tiverem mais dicas para além destas não se esqueçam de colocar nos comentários!

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz