Como motivar alguém a fazer exercício

Não estamos aqui a falar hoje de ser gordo ou ser magro ou do que significa uma coisa ou outra. Estamos aqui a falar de motivar alguém a fazer exercício. O exercício é importante, tanto tenha você peso a mais ou a menos. O exercício torna-se sobretudo importante se você tiver excesso de peso. Não falamos de aparência por si só, mas sim em termos de saúde, por exemplo, quem ganhará mais facilmente dores musculares, uma pessoa com 60 quilos ou outra com 120? Provavelmente a de 120 quilo e é aí que queremos chegar.

Embora seja bastante complicado e desafiador para algumas pessoas começarem a fazer exercício, este poderá fazer uma grande diferença a nível físico e também psicológico nessa pessoa. Você procura viver melhor a sua vida e conseguir fazer atividades do quotidiano com mais facilidade? Então perceba que o exercício e uma alimentação regrada poderão fazer maravilhas para alcançar a vida que sempre quis ter. Pretende motivar alguém que conheça a começar a prática de exercício? Fique connosco.

motivar alguém a fazer exercício

Explique as vantagens de uma vida mais ativa

Uma vida mais ativa significa uma vida mais facilitada, com maior energia e com muita mais força para conseguir fazer atividades simples. O excesso de peso pode causar cansaço e impedi-la de fazer uma data de coisas simples, para além disso irá cansar-se mais facilmente. Ao fazer exercício, para além de estar comprovado que ficará mais feliz, conseguirá também ficar cada dia mais motivada à medida que vai vendo os resultados obtidos. É claro que os resultados demoram bastante tempo, mas também Roma não se fez num dia!

Seja magra ou tenha algum peso a mais, o exercício irá trazer várias vantagens, tanto físicas como psicológicas. O seu coração vai agradecer, as suas articulações também, assim como os seus músculos. Há medida que o seu corpo se vai tornando mais forte, conseguirá fazer coisas novas e treinos novos e tornar-se-á cada vez mais forte e consequentemente, terá cada vez mais motivação para continuar e superar-se a si própria.

Explique os problemas de não treinar

Problemas de coração, problemas nos músculos, menos energia, menos força, sobretudo se levar um estilo de vida sedentário. Existem pessoas que não fazem exercício (pelo menos parar para fazer exercício), mas que levam um estilo de vida bastante ativo, o que de uma forma ou de outra as mantém saudável. Por outro lado, se for uma pessoa que vive muito sentada no sofá, que mal se mexe para algum lado e que exercício para si é como se fosse o inferno, então mais tarde ou mais cedo começarão a surgir os problemas e depois poderá ser um pouco tarde demais para começar.

Mostre transformações motivadoras… e realistas!

O que não falta na internet, quer em imagens, quer em vídeos, é pessoas que conseguiram mudar a sua vida através do treino! Lembro-me agora de uma história de um senhor que participou na guerra (era paraquedista), e de tantas quedas ou aterragens que fez ao longo da sua vida, ficou com um problema nas pernas e acabou numa cadeira de rodas. Os médicos que consultou disseram-lhe que este não voltaria a andar. Não satisfeito com a situação este decidiu procurar ajuda, alguém que o colocasse a fazer exercício, só 1 personal trainer acreditou nele. Começou por fazer yoga e movimentos simples, passou depois para musculação e por fim corrida e aliado a uma grande força de vontade acabou por conseguir andar. Ainda mais! Para além de andar consegue agora correr! Por isso qual é a vossa desculpa para não tentarem?

Acompanhe essa pessoa se necessário

Não adianta dizer para a pessoa que faz bem fazer exercício, se a pessoa não perceber nada do que deve fazer. Para que a pessoa possa começar é necessário que você lhe possa fazer alguma espécie de acompanhamento, nem que seja para perceber se ela está fazendo bem os exercício para evitar que crie alguma lesão. Se você achar que não é a pessoa certa para isso, nada melhor do que encontrar alguém que realmente perceba do assunto, mas não a deixe começar sozinha, caso contrário acabará por desistir depressa por não se sentir acompanhada e motivada.

Encontre um tipo de treino adequado

Claro que a primeira coisa a fazer é encontrar o tipo de treino adequado para a pessoa. Se você já treina há dois anos, não vai colocar uma pessoa que começou agora a treinar a fazer exatamente a mesma coisa que você, porque pura e simplesmente vocês não se encontram no mesmo nível. É necessário primeiro medir o nível físico da pessoa e adaptar os exercícios a isso mesmo. Comece por algo simples no início e à medida que a pessoa for ganhando força e resistência, optam por algo mais consistente. Não queira fazer logo tudo de uma vez no início, porque depois virão as dores e acabará por desistir.

Fazer exercício poderá mudar a sua vida, se você realmente encarar isso mesmo como algo sério e exercitar várias vezes por semana. Não vale a pena começar a fazer exercício um dia e depois só voltar a fazer duas semanas depois. Se é para começar é para continuar, por isso força pessoal e comecem hoje mesmo a mudar a vossa vida!

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz