Como ver-se livre dos ácaros (de vez!)

Provavelmente se lhe falar de ácaros você poderá não associar à primeira, mas se lhe disser ácaros do pó já terá uma ideia do que estamos a falar. Os ácaros são uma espécie de aranhas mas microscópicas que se encontram nas nossas casas, sobretudo no quarto e na cama. Estes animais alimentam-se sobretudo de partículas que resultam da descamação da pele. Existem durante todo o ano mas é alturas como na primavera e no outono que estão mais presentes. Se a sua casa for húmida, se tiver animais em casa e for pouco ventilada estará a criar o ambiente ideal para estes pequenos bichos.

O que você provavelmente quer saber é como ver-se livre dos ácaros e de vez! Digamos que de vez é um bocado complicado, visto que irão sempre existir. Mesmo assim existem algumas coisas que poderão ser feitas para que estes existam em menor quantidade.

ver-se livre dos ácaros

Estratégias preventivas para combater os ácaros

  • Use um desumidificador ou ar condicionado para garantir que a humidade se encontra abaixo de 50%. Espaços húmidos são muito propícios à propagação de ácaros.
  • Mudar com regularidade a roupa da cama, visto ser o local onde mais se encontram.
  • Deve lavar a roupa da cama com regularidade, se possível uma vez por semana, com água quente para matar os ácaros.
  • Substitua produtos não laváveis por produtos laváveis.
  • Carpetes não é de todo uma boa ideia e os pisos melhores são de linóleo, azulejo ou madeira. Cortinas de tecido e móveis estufados são de todo uma má ideia.
  • Use um esfregão húmido ou um pano próprio para remover o pó. Não use um pano qualquer que não seja próprio para o efeito, caso contrário estará apenas a mover o pó e não a removê-lo.
  • Passe o aspirador com frequência.
  • Para evitar inalar pó poderá usar uma máscara e é conveniente que fique fora da área aspirada pelo menos uns 20 minutos.
  • Não é recomendável que tenha o mesmo colchão por mais de 8 anos!

O quarto

No quarto é necessário que se evitem superfícies propícias à acumulação destes ácaros. As coisas a evitar são por exemplo carpetes, tapetes com pelo, cortinas com tecidos grossos, bonecos de pano e peluches. Os pavimentos também podem fazer toda a diferença, Um pavimento lavável de linóleo, mosaico ou madeira envernizada reduz muito significativamente a quantidade de ácaros. Outra coisa bastante óbvia é que quanto mais coisas tiver no quarto mais pó irá existir, sendo que uma decoração minimalista poderá trazer bons resultados. Trate de tirar do quarto todos os objetos que não sejam essenciais e que estejam apenas a ocupar espaço e neste caso, a ganhar pó. Deve ainda preocupar-se em ventilar o quarto com frequência assim como aspirar. Lembre-se de aspirar o colchão!

Em relação à cama é necessário ter alguns cuidados porque facilmente pode tornar-se o lugar preferido para estes bichos morarem. Recomendamos que as almofadas, assim como o colchão sejam de fibras artificiais, evitando tudo o que seja de penas, lã e afins. De evitar também os cobertores de lã e lençóis de flanela. Opte por um edredão sintético e os lençóis de algodão. Lembre-se que a roupa da cama deve ser lavada 1 vez por semana a 60ºC e estendida ao sol para eliminar os ácaros.

Uma dia extra é em relação à sua roupa que se for mantida muito tempo no armário sem ser utilizada deve ser lavada antes de voltar a utilizar, para evitar problemas de saúde. Estas são as nossas dicas para se livrar desta pequena praga.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz