Dicas para criar um escritório em casa

Hoje em dia existem várias pessoas que trabalham a partir de casa ou então têm atividades ou hobbies que necessitem de ter um pequeno ou grande escritório em casa. Se trabalha a partir de casa ou por outro lado, está a pensar em começar o seu próprio negócio, você poderá já ter pensado em criar um escritório em casa.

Para conseguir trabalhar devidamente e assegurar que se torna o mais produtivo possível, nós ajudamos com as dicas para montar o escritório. É importante que este contenha o essencial em termos de material e também uma decoração que o motive a trabalhar e ser mais produtivo, entre muitas outras coisas.

criar um escritório em casa

Adeque ao espaço que necessita

O tamanho do seu escritório irá depender da sua necessidade de espaço. Se você apenas quer ter um escritório em casa, mas não tem grande necessidade em ter o mesmo, então poderá optar por algo pequeno, apenas para poder fazer os seus trabalhos de forma confortável. Por outro lado, se você for dona(o) de um negócio que necessita lidar com alguma papelada, provavelmente um espaço maior onde poderá colocar um armário para essas coisas, poderá ser uma boa opção.

Depois também irá depender, por exemplo, do facto de poder receber clientes em casa ou não. Se for o caso, provavelmente poderia pensar em ter uma entrada própria para o escritório, para evitar que a pessoa tenha de percorrer toda a sua casa antes de chegar ao mesmo. Mas se o seu trabalho se fizer apenas através do computador, um espaço pequeno será o ideal para as suas necessidades.

Escolha móveis a seu gosto

Para conseguir criar um escritório em casa, que pareça profissional e passe uma boa imagem é necessário que invita em alguns bons móveis, uma boa secretária, talvez um armário, uma boa cadeira e por aí adiante. Não adianta estar a usar outros móveis que já não usa noutras divisões para criar o seu escritório, porque não será levado a sério se o seu suporte para o computador for uma mesa de cozinha. Tudo deve ser usado no seu devido lugar. Para começar uma boa secretária com um tamanho adequado às suas necessidades com gavetas e compartimentos para arrumação e uma boa cadeira, são excelentes escolhas. Com o tempo poderá comprar mais coisas, à medida que for necessitando.

Seja profissional

Use um número de telefone próprio para o seu negócio. Pode por exemplo ter o seu número de telemóvel pessoal e ter outro para a sua empresa, assim evitará estar a cruzar as linhas e a deixar as coisas mais complicadas. Com isto poderá garantir que não perde nenhuma mensagem importante ou contacto profissional. Ser profissional na forma como faz as coisas é um bom ponto de partida para o sucesso.

A decoração é importante!

A decoração é importante não apenas para criar um espaço agradável, mas também para criar um espaço onde se sinta motivado para as suas atividades! A decoração irá depender de si! Sabe aquela frase que você venera e que o(a) motiva imenso na sua vida? Porque não colocar num quadro e pendurar no seu escritório? Use tudo o que achar que for bom para o(a) motivar a trabalhar! Saiba jogar com as cores da parede, quem sabe poderá usar adesivos de parede que estão muito na moda e são fantásticos. Irá depender de si criar o melhor espaço possível para o seu trabalho.

Saiba jogar com a luz

Uma casa é diferente de um escritório, como tal ao converter uma divisão ou parte dela a escritório, terá de se preocupar com a iluminação. Saiba trabalhar com a iluminação, tanto natural como artificial. Certifique-se que usa luzes suficientemente fortes para poder ler sem forçar muito os olhos. Poderá também usar um candeeiro ao pé do computador que dá sempre imenso jeito. Trabalhar durante longas horas à frente do computador já pode ser um problema, por isso, certifique-se que a iluminação ajuda.

Vá um pouco mais alem

Não é por ter um escritório em casa, que tem de ser “menos que os outros”, aliás, para às vezes ser mais, só lhe falta pensar um pouco “fora da caixa”. Crie o seu próprio cartão de visita, personalize os seus emails (lembre-se de ter também um próprio para o seu trabalho), assim como o cabeçalho das cartas e afins. Lembre-se! Só você poderá tornar as coisas profissionais e avançar com o seu negócio e pequenos passos como estes, para além de fazerem a diferença, poderão mudar a forma como fazem negócios.

Como vê criar um escritório em casa não tem de ser um bicho de sete cabeças. Certificam-se que vão com calma e que começam por comprar o essencial e evoluindo com o tempo. Alguém aqui têm um escritório em casa? Partilhem em foto nos comentários.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz