8 boas dicas para poupar dinheiro neste natal

O natal vai chegar mais depressa do que você pensa e quando der por si, irá notar que não tem nada pronto, ainda não pensou nas prendas ou na decoração e com a pressa acabará por gastar mais dinheiro. Se quer poupar neste natal é necessário que o pense com antecedência e que comece hoje mesmo a preparar o terreno. Não tem necessariamente de gastar muito dinheiro para ter uma boa festa de natal, foque-se no que realmente é importante e irá conseguir.

Para facilitar a vossa tarefa decidi partilhar algumas boas dicas, oito muito importantes, que farão com que consiga poupar neste natal, poupar nas prendas de natal e muito mais.

dicas para poupar neste natal

1- Escolha a quem dar presente – Para começar terá de decidir como quer viver o seu natal, como quer celebrar e a quem pretende dar presentes. Vai dar presentes às pessoas mais chegadas? Ou pretende dar prendas apenas às crianças? Se não tiver um plano antecipado do que deseja será muito mais complicado decidir-se e na hora H acabará por gastar muito mais dinheiro.

2- Estabeleça um orçamento – Sabe quanto dinheiro tem disponível para gastar no natal? Se a sua resposta for não, sabe ao menos quanto gostaria de gastar ou qual o máximo que poderá gastar? Vai tudo dar ao mesmo, mas basicamente o que você precisa saber é quanto dinheiro tem disponível e quanto poderá gastar sem passar por um mau bocado. Se estabelecer um limite máximo estará sempre segura se não o ultrapassar.

3- Comece a poupar antecipadamente – Para conseguir ter dinheiro na altura do natal, não pode estar a contar com o seu salário desse mês ou com algum subsídio extra, que provavelmente já estarão destinados a algo. Se quer ter um natal mais confortável o melhor que tem a fazer é poupar todos os meses para isso. Existe quem guarde o dinheiro em cartão do continente para gastar na altura de natal, existe quem crie um mealheiro, etc. Escolha qual a melhor estratégia para si.

4- Faça uma lista de presentes e extras – Depois de escolher a quem vai querer oferecer presentes e de estabelecer o orçamento que tem disponível para gastar, trate de fazer uma lista de presentes e também alguns extras. A lista de presentes deverá conter preços (se possível), para que se torne mais fácil fazer as contas e perceber se fica dentro do orçamento. O mesmo se aplica aos extras, nomeadamente, comida, decoração, basicamente as coisas necessárias para animar a sua festa de natal.

5- Vá atrás dos grandes descontos – Se quer poupar nas suas compras de natal tem de ir atrás das grandes promoções! Seja em comida, decoração ou até nas prendas, existem inúmeras campanhas e descontos que podem fazer o seu natal ficar mais em conta. Passeie as lojas, os supermercados, navegue na internet e tente apanhar as melhores promoções antes que desapareçam!

6- Pense menos em si – O natal trata-se de darmos aos outros e não a nós. Tente pensar um pouco menos em si quando andar a fazer compras, caso contrário encontrará várias tentações onde gastar o seu dinheiro e acabará por esgotar o seu orçamento em coisas para si.

7- Use a sua criatividade e não o seu dinheiro – Uma boa dose de criatividade pode ser um salva vidas para a sua carteira. Hoje em dia existem montes de pessoas que já não compram prendas e preferem fabricá-las em casa. Tem jeito para alguma coisa? Porque não usar as coisas em que é boa para criar prendas de natal? Surpreenda as outras pessoas e a si própria usando a sua criatividade e tentando criar prendas diferentes.

8- Foque-se na celebração e não nas prendas – Por último é importante que perceba que existem coisas bastante mais importantes que as prendas, nomeadamente, reunir a família, partilhar sentimentos, histórias e tudo o que possa os unir cada vez mais. É uma época de partilha, de amor, que não deve ser de todo associada exclusivamente à troca de presentes. Lembre-se que existem muitas outras coisas que também podem e devem ser partilhadas.

Se seguir estas 8 boas dicas para poupar neste natal, irá ter sucesso na sua missão. Comece a pensar as coisas antecipadamente e aproveite ao máximo esta época festiva.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz