Como encontrar emprego mais facilmente

Está com dificuldades em encontrar emprego? Nos dias que correm esta é uma situação compreensível e nem sempre é fácil conseguir-se aquilo que se deseja. Para alguns trabalhos não temos qualificações suficientes. Para outros temos a mais. Alguns trabalhos são muito mal pagos. Outros nem pagos parecem ser. Antes que entre no desespero de não encontrar trabalho, decidimos fazer-lhe esta espécie de guia que poderá ajudar na altura de arranjar trabalho. O que vamos dar hoje são dicas simples que poderão de alguma forma melhorar a sua situação a nível profissional, aumentando assim as suas probabilidades de conseguir um emprego.

encontrar emprego

Encontrar emprego mais facilmente

  • Trabalhe no seu currículo – Digamos que o seu currículo é a sua carta de apresentação para qualquer trabalho e uma forma de ser avaliado, selecionado ou descartado. Compreendendo isso compreende também que trabalhar no currículo terá de ser o seu primeiro passo na procura de emprego. O currículo deve ser um resumo de tudo o que já fez ao nível profissional, na sua vida académica e também algo do foro pessoal que possa acrescer valor, mostrando desde logo o que você poderá oferecer ao seu local de trabalho.

É necessário que você seja honesto quando faz o seu currículo. Pode pedir opinião a outra pessoa para garantir que está a ser sincero na sua avaliação, porque você não vai querer dar uma imagem errada ou exagerada de si se depois no trabalho não corresponder à realidade. Tente usar frases simples e fale na primeira pessoa “Tirei o curso…”; “Fiz uma formação…”. Convém também que o seu currículo seja fácil de ler e também rápido. Para que isso aconteça é necessário que trabalhe a formatação e organização do mesmo e que se certifique que não tem erros. Novamente poderá dar a outra pessoa ou a várias para ler para garantir que esta percebe tudo e que não tem qualquer erro. Destaque coisas que pensa serem mais importantes e coloque tudo aquilo que acredite que acrescenta valor. É importante que o seu currículo esteja sempre o mais atualizado possível.

  • Faça o trabalho de casa e prepare-se para a entrevista – Caso seja chamado(a) para a entrevista poderá começar por fazer o trabalho de casa e preparar um pouco as coisas antes. Você sabe a que trabalho se candidata e provavelmente qual será a sua função no mesmo. Pense em possíveis perguntas que lhe poderão ser feitas durante a entrevista. Prepare um pequeno discurso onde fala sobre si para caso seja necessário e estude o máximo possível tudo o que seja relacionado com o trabalho (por alto obviamente) para que possa estar preparado(a) para o momento da verdade. Fazendo isto poderá estar um passo à frente de todas as outras pessoas que não se preocupam em preparar-se para a entrevista.
  • Faça uma pesquisa prévia sobre o local de trabalho – A internet é um mundo e poderá ser uma grande ajuda quando bem utilizada. Antes de ir à entrevista poderá e deverá procurar o máximo possível sobre o local de trabalho. Na internet deverá ser fácil encontrar opiniões de pessoas que já possam ter trabalho nesse local e quem sabe até possam trocar algumas palavras (o facebook ajuda muito nisso). Quanto mais conhecer do local melhor.
  • Faça contactos e conheça pessoas – Por certo já viu situações onde uma pessoa pode até não ter muito jeito para a coisa ou estudos ou o que seja mas mesmo assim arranja o trabalho. Nesses momentos fala-se muito da possibilidade de ter entrado por “cunha”. Pois bem. É uma opção válida, sobretudo nos dias de hoje. Você deve conhecer várias pessoas, porque quantos mais contactos tiver mais probabilidades deverá ter de encontrar alguma coisa ou de ter alguma pessoa que poderá dar uma ajuda na procura. Frequentar alguns locais, conhecer pessoas e ter uma vida social ativa poderá facilitar-lhe bastante a vida.
  • Mostre interesse e lute pelo que gosta – Já ouviu falar em voluntariado ou trabalhar de borla? Exato… Você deverá estar a pensar que eu estou completamente louco porque ninguém vive do ar. Embora esta seja uma ideia um pouco louca tem o seu sentido. Não estou a dizer-lhe que deverá fazer do voluntariado ou de qualquer outra atividade (não paga) a sua ocupação principal, digo apenas que se trabalhar em algo que gosta, se mostrar empenho e se mostrar que realmente é bom naquilo que faz se poderão abrir algumas portas. Mesmo assim é uma situação muito complicada porque muitas pessoas acabam por ser exploradas sem receber nada em troca. Mesmo assim poderá ser algo que acrescenta ao seu currículo, embora saiba perfeitamente que o que todos necessitamos é dinheiro.
  • Use a internet na procura – Já viu a nossa lista de sites com ofertas de emprego ? É uma lista bastante útil com vários sites de ofertas de emprego que poderão ter exatamente o que precisa. Não perca tempo, consulte já esta lista e ajude-nos a aumentá-la ainda mais. A sua ajuda conta.

encontrar emprego

O que tem mesmo de começar a fazer!

  • Tratar a procura como o seu atual trabalho – Só quando você começar a tratar a procura de trabalho como o seu atual trabalho é que começará uma procura séria e conseguirá ter mais resultados. Veja todos os dias se existe alguma oportunidade nova, procure na sua cidade e deixe currículos em vários locais. Nenhuma oportunidade vai cair do céu, nem ninguém irá aparecer na vossa casa para vos dar emprego. É necessária uma procura ativa para conseguir encontrar algo. Não desista! Mesmo que pareça que não existe nada ou que não vai aparecer nada.
  • Enviar currículos e experimentar – Envie currículos. O máximo possível! Se encontrar um trabalho no qual se enquadre, envie um currículo e quem sabe poderá ser contactado. Se o trabalho for perto de si prefira entregar o currículo pessoalmente, visto que poderá ficar à frente de várias pessoas que o fazem pela internet. Por vezes você pode pensar que não tem hipótese num certo trabalho ou que não o irão chamar mas se não tentar é que não consegue. Envie na mesma! Não perde nada e quem sabe poderá ser o que procura.
  • Acreditar em si próprio(a) – Se você não acreditar em si e nas suas capacidades nunca conseguirá chegar a lado nenhum! Você estará a deixar de lado excelentes oportunidades de trabalho apenas porque se subestima. O primeiro passo terá de ser acreditar em si e nas suas capacidades para que a procura se torne num processo bastante mais simples.
  • Faça o que for preciso no início – Existem pessoas que só querem trabalhar numa coisa mas esquecem-se que nos dias de hoje é muito complicado conseguir-se o trabalho de sonho. Existem montes de pessoas com grandes cursos a trabalhar em trabalhos como call center e afins. Se calhar terá de perceber que é necessário começar por baixo e que mais vale a pena receber o salário mínimo do que não receber nada. Não queira tudo de uma vez e saiba dar pequenos passos.
  • Nunca deixe de aprender – Se você gosta realmente de algo aprende o máximo possível sobre isso e não me refiro apenas a formação ou universidade, refiro-me sobretudo a trabalho e pesquisa próprias. Como disse anteriormente a internet é um mundo e existem montes de coisas que poderá aprender e que o ajudarão na altura de encontrar um emprego. Não tenha medo de se especializar em algo que realmente goste!

Com estas dicas deverá conseguir encontrar emprego mais rapidamente. É importante que seja forte e confie em si para que não desista da sua procura. Quem sabe a sua oportunidade esteja mesmo ao virar da esquina. Boa sorte.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz