5 erros na hora de comprar casa

Procurar casa para comprar ou alugar não é um trabalho fácil, afinal estará à procura de um local para morar durante um longo período de tempo. O problema de procurar casa é que é necessário ter em atenção vários aspectos e não apenas escolher a primeira que lhe apareça à frente apenas por ter um um preço acessível.

Durante este período irá deparar-se com vários erros na hora de comprar casa, erros dos quais se poderá arrepender no futuro. Como sempre ouvimos dizer que mais vale “prevenir que remediar“, é melhor conhecer já os erros para evitar ao máximo cair neles. Nestes casos nada melhor que aprender com os erros dos outros, se procura comprar ou alugar casa, mantenha-se atento(a).

erros na hora de comprar casa

Comprar ou alugar uma casa não é o mesmo que comprar um telemóvel ou um peluche para a namorada. Tendo isso em mente lembre-se de não cair nos seguintes erros:

Cair no desespero

Procurar casa poderá demorar bastante tempo, pelo menos para quem tem critérios específicos na procura e com o tempo poderá vir também o desespero. O desespero nunca é bom para quem procura casa, porque se acaba por comprar a primeira coisa que nos aparece à frente, mesmo que não se goste dela. A pessoa acaba por pensar “já procurei tanto e não encontrei nada, pode ir mesmo esta” e acaba sempre por se arrepender depois ou por encontrar algo melhor tempos depois.

Este é um erro comum dos seres humanos, cair no desespero e acabar por agarrar na primeira coisa que os tire desta situação. O problema é que passado um mês ou nem tanto, acabará por dar de caras com todos os defeitos e razões porque não queria comprar a casa em primeiro lugar e aí o seu alívio transformar-se-á em arrependimento. Leve o tempo que for necessário mas opte por ficar numa casa que realmente gosta e que satisfaça as suas necessidades.

Esquecer-se de coisas importantes

Não existe amor à primeira vista , nem por uma pessoa, nem por uma casa. Uma casa não é apenas a aparência exterior, é também as ligações eléctricas, a localização, a presença ou não de fendas, que se poderão tornar num grande problema no futuro. Não se pode olhar apenas para o que está visível e existem montes de coisas que deverá ter em conta na altura de comprar ou alugar casa, caso contrário poderá ter grandes despesas no futuro. Algo que deverá ter bastante em conta é a canalização e as ligações eléctricas! Antes de comprar não se esqueça de ver estes pequenos (grandes) pormenores.

Não ter em conta o orçamento

Os tempos estão difíceis, por isso se procurar comprar ou alugar casa, certifique-se que faz bem as contas e que controla o seu orçamento para que não caia numa situação complicada. Não pense a curto prazo, porque poderá dar-se mal, é necessário que faça um planeamento a longo prazo. Ao comprar a casa terá dinheiro para a manutenção? Como irá pagar? Fará um empréstimo? Quanto tempo dura esse empréstimo? Se está a alugar a casa, o seu rendimento é suficiente para manter-se na mesma a longo prazo? Isto são tudo perguntas que deverá ser capaz de responder. Não importa apenas o valor da casa, mas tudo para além disso, todas as despesas inerentes.

Não dar tempo ao tempo

Nós seres humanos somos muito apressados, gostamos das coisas agora e agora mesmo! Esse problema leva-nos ao primeiro ponto o do desespero e ao erro de comprar sem pensar em algumas coisas que por exemplo já aqui falámos. Posteriormente claro, ao arrependimento. Não se apresse com a sua compra, nem acredite num amor à primeira vista, porque provavelmente haverão outras boas apostas no mercado. Querer as coisas muito rapidamente e não saber esperar é sempre um erro, acabamos por comprar as coisas à pressa e passado uns tempos aparece melhor e ficamos cheios de remorsos por não termos esperado.

Não pensar fora da caixa

Pensar fora da caixa significa que você terá que perceber que não se trata apenas da casa. Trata-se por exemplo de onde se localiza e de quais são os seus vizinhos. É uma pessoa que gosta de ouvir musica à vontade? Pois bem, não o conseguirá fazer com um vizinho a morar por cima ou em baixo de si. Claro que poderá, mas não provavelmente ao volume que gostaria (só se morar em certas zonas de lisboa), mas isso já é outra história. Tem filhos? Quanto tempo demorará desde a nova casa até à escola deles? E quanto tempo demora para ir para o seu trabalho?

Como disse é necessário pensar em muitas coisas para lá do valor da casa. Estes foram os 5 erros na hora de comprar casa que deverá evitar. Você tem alguma dica extra? Deixe nos comentários.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz