Cão ou gato? Como escolher animal de estimação

Você adora animais mas está presa no dilema entre escolher um cão ou um gato, estou certo? Nem sempre é fácil escolher animal de estimação. É certo e sabido que precisa de ser um animal que você possa ter na sua casa ou num espaço próprio para o mesmo, que você tenha tempo para ele e muitos outros fatores que poderão ajudá-la a tomar a decisão correta.

Todos sabemos que geralmente os cães precisam de mais espaço, de mais cuidado e de maior atenção. Por outro lado os gatos são bastante independentes e com muita pouca coisa dará um espaço agradável ao seu animal. Os cães precisam de ser passeados e os gatos não (embora exista quem o faça). Estas e muitas outras coisas que vamos hoje debater neste artigo poderão ajudá-la a decidir se o seu animal de estimação será um gato ou um cão. Claro que o seu animal de estimação poderá ser um hamster ou até algo mais exótico mas hoje falamos especificamente sobre cães e gatos.

escolher animal de estimação

Você procura afeto e atenção?

Na escolha do animal de estimação você de pensar em si primeiro, porque só se você estiver satisfeita é que poderá deixar o animal da mesma forma. Você quer um animal que pule de alegria assim que você chegar a casa do trabalho? Então arranje um cão. Sim os gatos também poderão chegar-se perto de si e “roçar-lhe” as pernas, mas isso nem sempre acontece e nunca mostrarão tanto afeto como acontece com os cães. Por isso se quiser um animal que lhe mostre e prove diariamente o quanto gosta de si, opte por arranjar um cão.

Tem uma vida ocupada?

Os cães necessitam de muita mais atenção e “trabalho” quando comparados com os gatos. Os cães têm de ser levados à rua para passeios e para brincarem, podendo ficar bastante tristes se forem sempre mantidos num local fechado. Os gatos também gostam de andar na rua a explorar mas vão sempre preferir estar dentro de casa no quentinho. Os cães precisam também de ser lavados mais frequentemente que os gatos e poderão deixar cheiros pela casa. Os gatos por outro lado, mesmo que não tenham a comida suficiente ou a água, vão sempre arranjar uma alternativa e serão animais felizes. Se tiver uma vida muito ocupada opte por um gato.

Tem paciência para treinar o animal?

Os gatos geralmente precisam de muito pouco treino, porque treiná-los a usar a caixa de areia não parece ser assim tão complicado. Claro que poderá ensinar-lhe alguns truques extras, mas geralmente isso é mais reservado para os cães que necessitam de mais tempo dedicado aos treinos. Ensinar-lhe a não rasgar tudo lá em casa, a ser educado, a sentar, todas essas coisas necessitam de bastante tempo e dedicação para serem aprendidas. Será que tem esse tempo? É como se tivesse um novo membro na sua família e é necessário saber se tem tempo para tudo aquilo que este possa necessitar. Se tiver pouco tempo opte novamente pelo gato.

Tem uma casa grande?

Os cães gostam de se mover de um lado para o outro e nem sempre se sentem bem em espaços pequenos. Eles gostam de correr, saltar e manter-se em forma. Por outro lado os gatos apenas gostam de permanecer deitados, não se chatearem muito durante o dia e basta uma caixa ou algo parecido para os entreter por horas. Para espaços pequenos o gato continua a ser a melhor opção.

Gosta de companhia?

Se você procura uma companhia e alguém com quem partilhar carinho então dizemos cão sem sombra de dúvidas. Os cães são dos seres mais fieis à face da terra e farão tudo para estar consigo. Se existe amor sincero é mesmo com um cão. O mesmo não acontece com os gatos… Eles são traiçoeiros, gostarão muito de si quando lhes dá comida e tudo mais, mas nunca mostrarão tanto afeto como mostram os cães, portanto se procura carinho, escolha um cão.

Você é uma pessoa ativa?

A sua personalidade também contará muito na escolha do animal de estimação. Se você for uma pessoa ativa que adora correr ou passear ao ar livre, então um cão será uma escolha inteligente. Se por outro lado for uma pessoa mais caseira que passa mais tempo em casa e no sofá, então terá mesmo de escolher um gato para lhe fazer companhia.

Respondendo a estas perguntas conseguirá perceber facilmente se aquilo que você procura / precisa é um cão ou um gato. Lembre-se que ter um animal é uma grande responsabilidade e que deve sempre tratar bem o seu animal.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz