Exercício Físico: Publicidade vs Realidade

Todos nós já fomos inundados de publicidade a programas de emagrecimento ou programas de exercício físico que nos prometem o corpo perfeito em muito pouco tempo. Com uma edição tão cuidada e com modelos tão “sarados” é muito complicado não acreditarmos que aquele programa realmente funciona e que fará diferenças estrondosas no nosso corpo. Sendo que tenho mais de 20 programas de treino diferentes na minha posse e sendo que já pratiquei e concluí muitos deles, posso dizer-vos de modo sincero a minha opinião e estabelecer a diferença, de uma vez por todas, entre a publicidade e a realidade.

exercicio-fisico-publicidade-realidade

Existem várias diferenças entre o que é publicitado e o que é a realidade. Aqui no Cuidar da Casa, já vos mostrei, por exemplo, como perder gordura abdominal e formas de ganhar músculo que realmente funcionam! Conheça agora porque não deve confiar nos resultados que estes programas prometem:

São bons programas para a pessoa certa – Quero começar por dizer que a maioria destes programas, são bastante bem estruturados e farão maravilhas pela sua saúde física e mental! Mas serão sempre bons programas para a pessoa certa. Para conseguir ter resultados, você terá de escolher o programa indicado para si, empenhar-se ao máximo e seguir uma dieta equilibrada, caso contrário não poderá queixar-se que o programa não funciona. Como tal começo por dizer que estes são bons programas mas sempre para a pessoa certa.

O corpo deles não veio desse programa – Várias vezes é publicitado que se seguir aquele programa conseguirá também o corpo do modelo. Completamente errado. O modelo não conseguiu aquele corpo utilizando aquele programa de tonificação de 90 dias, mas sim trabalhando no duro no ginásio durante anos e anos. Você conseguirá mudar o seu corpo se você se aplicar, mas não espere resultados tão estrondosos e imediatos.

Não será em 30 ou 90 dias que mudará – Se seguir uma alimentação à risca e também der o seu máximo nos treinos, poderá ver alguma diferença ao fim de 30 ou 90 dias, mas serão diferenças mínimas! Se realmente quer ver resultados terá de fazer o programa de treino e aumentar a dificuldade do mesmo uma data de vezes! Não acredite que em 30 ou 90 dias terá o seu corpo de sonho, porque o exercício é algo que requer uma grande entrega, empenho e paciência na busca de resultados.

screenshot

Nada é universal – O que resulta para uma data de pessoas pode perfeitamente não resultar consigo. Para saber qual o tipo de exercício que deverá fazer, primeiro deverá pedir uma avaliação ou ser acompanhada por um personal trainer. Se você for uma pessoa com excesso de peso, provavelmente vai precisar de um treino mais baseado em cardio do que em máquinas. Se por outro lado for uma pessoa magra e com dificuldade em ganhar peso, deverá empenhar-se mais na musculação e ser mais moderado no cardio. Você pode sim melhorar o seu corpo com os vários programas existentes, mas alguns funcionarão melhor do que outros.

Na publicidade tudo é bonito – As pessoas aparecem felizes e bem vestidas, cheias de motivação para fazerem mais um treino. Na vida real é provável que você se encontre completamente cansada, depois de mais um dia de trabalho e que acabe por treinar de pijama ou com o primeiro trapo que lhe aparece à frente. A motivação não é algo que aparece do nada. Como disse e volto a repetir, é necessário muita força de vontade! Um sorriso na cara e alguma energia nunca será suficiente.

screenshot

Treinos em grupo? Era bonito! – Muitos destes programas de vídeo, são feitos em grupo e você consegue ver montes de pessoas fazer o mesmo treino. Na realidade? Ou você encontra uma pessoa para fazer este treino consigo (o que era muito bom!), ou o mais certo é ter de treinar sozinha e encontrar em si própria toda a motivação que precisa para dia após dia clicar no play!

Acreditar que o treino faz tudo – É um grande erro! Sair do ginásio e ir comer fast food é dar uma chapada em si própria, visto que está a mandar todo o seu trabalho para o lixo! Não se recompense com comida, você não é nenhum cão! Se você não tiver atenção à sua alimentação nunca conseguirá os resultados que deseja. Ponto! Não existe volta a dar é assim que funciona. Acredita que a alimentação por si só, poderá modificar o seu corpo muito mais rapidamente do que o próprio exercício.

Você vai treinar todos os dias – Se você for uma pessoa que não tem prática em exercício físico e que apenas começou a treinar para parecer melhor para as outras pessoas, o mais certo é que desista passado pouco tempo ou comece a saltar dias. A minha sugestão é que, se demora tanto tempo assim a obter resultados e se você ainda por cima salta treinos, percebe que ainda vai demorar mais, certo?

Horas no ginásio – Você é uma pessoa tímida e gosta de ir ao ginásio nas horas que tem menos pessoas. Grande problema! A verdade é que existem pessoas que pensarão exatamente como você e irão às mesmas horas. Resultado? Acaba por treinar com o ginásio bem cheio ao contrário do que esperava.

Os resultados dos outros serão a sua motivação – Nem sempre! Geralmente para várias pessoas funciona de forma contrária. Enquanto certas pessoas se sentem motivadas no ginásio por treinarem junto de outras que já se encontram com o corpo ideal, muitas outras apenas se sentirão tristes e desmotivadas por ainda não terem atingido o corpo que queriam.

As coisas são simples. Os programas de treino que encontram por aí na internet são bastante bons mas só trarão resultados se você se aplicar a sério e seguir uma boa dieta. Tudo na vida vem com esforço, então lembre-se que as publicidades existem apenas para vender e como tal tudo nelas é dramatizado.

 

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz