Segredos para fazer comida saudável

A grande questão é sempre a mesma: como posso fazer uma refeição saudável e não sacrificar o sabor? Nós estamos muito habituados a ter as comidas bem temperadas, gostamos de sabores fortes e como tal achamos sempre complicado mudar alguns dos nossos hábitos. A verdade é que não precisa de comer comidas sem sabor, para conseguir fazer comida saudável.

O que todas as pessoas devem querer, é conseguir cozinhar de forma saudável, que a comida seja cheia de sabor e que a conta não fique muito cara, caso contrário uma pessoa ia comer fora e não se daria ao trabalho de fazer em casa. Estas são três coisas que por vezes tornam difícil fazer comida saudável, porque nem sempre é possível satisfazê-los, mas ninguém disse que era impossível. Existem alguns truques ou segredos para tornarem a comida mais saudável, sem se sacrificar demasiado o sabor ou a carteira.

fazer comida saudável

Saiba separar os ovos

Usa ovos na sua alimentação? Deveria usar, até porque uma dúzia de ovos é bastante acessível em termos de preço e se tiver galinhas em casa ou souber quem tenha, ainda melhor. Pretende fazer comida mais saudável? Comece por não usar o ovo completo nas suas receitas, use apenas a branca. A geme do ovo contém cerca de 55 calorias e quase 5 gramas de gordura, para além de estar relacionada bastante relacionada com o colesterol (pelo menos fala-se muito disso, não estando certo que seja totalmente verdade). A branca contém apenas 17 calorias, supostamente não tem gorduras e possuí quase 4 gramas de proteína, daí ser tão usada para batidos para a malta que faz musculação. Use duas brancas para substituir uma gema de ovo nas suas receitas.

Coma menos carnes vermelhas

Mesmo sendo uma boa fonte de proteínas, esta carne encontra-se cheia de gordura saturada, que todos sabemos que não faz bem à nossa saúde. Para quem pretende comer comida mais saudável optar por carnes brancas é muito melhor, como galinha, peru e não ficar apenas pelas carnes, experimentar também algum peixe e incluí-lo na sua alimentação.

O frango por exemplo é rico em proteínas! Novamente dou o exemplo da musculação, as pessoas que a praticam comem muito este tipo de carne. Em relação ao peixe, as pessoas geralmente só pensam na carne e comem carne em quase todas as suas refeições. Pense em comer mais vezes peixe, faz sempre bem variar na sua alimentação, para além de ser um alimento bastante saudável.

Pense em cores

Cozinhar nem sempre tem de ser um desafio. Para adicionar cor ao seu prato pode refogar, assar ou grelhar alguns legumes. Cada legume tem o seu sabor e se procura variedade esta é uma boa forma de a conseguir de forma saudável. As opções são imensas e isso torna tudo mais divertido. Não tenha medo de inventar, de misturar sabores, de tentar coisas que provavelmente nunca fez. O mais importante é que consiga adicionar cor aos seus pratos e sobretudo variedade, uma variedade saudável.

Cuidado com os óleos

O azeite e o óleo de sésamo são boas alternativas ao óleo vegetal, mas isso não significa que possa comer a quantidade que quiser, para tudo tem de existir limites. A ideia para fazer uma comida saudável, obviamente que é usar sempre o mínimo possível quando está a fazer a comida. Para garantir que não precisa de usar tanto, nada melhor que comprar frigideiras anti-aderentes em que muita carne por exemplo pode ser cozinhada sem usar óleo, assim como outros alimentos.

Os vegetais por exemplo já contém água, como tal só irá necessitar de um pouco de óleo para garantir que não se agarram. A chave é procurar usar o menos possível, embora seja importante para dar um pouco de sabor.

Reduza no Sal

Embora vá perder um pouco em sabor é importante que reduza a quantidade de sal que utiliza nos seus cozinhados. Existem várias pessoas que optam por uma alimentação sem sal, não quer dizer que o tenha de fazer, mas convém que aos poucos vá reduzindo a sua quantidade. A sua saúde irá agradecer bastante.

Veja-se livre da gordura

Quando estiver a preparar a carne para cozinhar lembre-se sempre de tratar da gordura. Existem pessoas que adoram a gordura na carne e não as condeno, mas isso está um pouco longe do estilo de vida saudável que procuramos. Se for carne picada, depois desta fazer durante um bocado, procure escorrer a gordura, por outro lado, com frango ou bifes, corte a gordura depois de cozinhar. Se você for cortar a gordura antes de cozinhar, estará a perder parte do sabor do bife e nós não queremos sacrificar o sabor final.

Adicione vegetais, muitos vegetais

Os vegetais são essenciais na sua alimentação, para além de serem excelentes para substituir carboidratos. Gosta de pizzas? Faça uma de vegetais, faça uma massa fina, um pouco de queijo (não exagere) e montes de vegetais. Em relação a sandwiches pode também abusar nos vegetais, tomates, pepinos, abacate, etc, para a ajudarem a sentir cheia. Faça dos vegetais uma presença frequente no seu prato.

Corte nos temperos

Uma forma fácil de comer de forma mais saudável é ver-se livre dos temperos ou pelo menos reduzir. Claro que uma sandes poderá ficar melhor com um pouco de maionese, mas estará a poupar-se a por volta de 150 calorias por cada sandes. Para algumas pessoas parece uma coisa impossível, mas parte tudo da cabeça, com o tempo habitua-se ao sabor. Corte naqueles molhos malucos de batatas fritas e afins, que engordam à força toda, reduza no queijo e evite a maior parte dos molhos pré-feitos.

Coma de forma inteligente

Todos somos atacados pela fome a meio da manhã, tarde ou noite e é aí que acontece a alimentação menos saudável. Geralmente quando uma pessoa tem fome, acaba por comer a primeira coisa que lhe aparece à frente e acaba por ser sempre a menos saudável. É melhor procurar sempre comer algo saudável, do que comida de plástico. Fruta é uma excelente opção, fazer um prato com frutas variadas é garantido que lhe encha o estômago ou então vegetais.

Encontre receitas saudáveis

Não há melhor forma de cozinhar de forma saudável, do que seguir receitas saudáveis. Existem montes de sites na internet com receitas saudáveis e nós próprios iremos trazer algumas nos próximos tempos.

Tudo isto só custa começar, de resto irá tornar-se um hábito. Se quer mudar a sua vida e começar a viver de forma mais saudável, terá também de saber fazer comida saudável e espero que estas dicas lhe sejam úteis para comer.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz