Saiba limpar mobiliário da melhor forma

O mobiliário provavelmente é o que mais preenche a nossa casa, não é mesmo? Razão pela qual é necessário que tenhamos cuidados especiais na hora de limpar mobiliário porque devemos sempre fazê-lo da melhor forma possível. A mobília, consoante o seu material, irá necessitar de um cuidado diferente, razão pela qual decidi fazer este artigo para vos deixar algumas dicas para os vários tipos de material. O aspirador e o seu pano de pó poderão ser uma grande ajuda na limpeza do seu mobiliário mas será que só estes dois bastarão para tudo? Aprenda algumas técnicas para deixar o seu mobiliário com o melhor aspeto possível.

limpar mobiliário

Limpar mobiliário de madeira

Um mobiliário de madeira que seja bem tratado poderá durar anos e anos. Se limpar o pó com frequência e tiver sempre cuidado para não molhar a madeira tratada (para esta não inchar), poderá manter a sua mobília num estado imaculado.

  • Limpar o pó em madeira trabalhada – Poderá limpar com um espanador sintético ou com um pano. No caso do espanador deverá esfregá-lo primeiro para aumentar a estática e como tal a atração do pó. Também poderá limpar com um pincel macio embora dê o dobro do trabalho.
  • Em peças vulgares – Limpe com produtos próprios para a madeira. Use um pano para limpar a superfície. Não precisa de um trabalho muito especial. Basta que o pano seja apropriado para o pó (recomendo micro-fibras) e que utilize o produto conveniente.
  • Mobiliário de teca – Deve limpar apenas o pó e tratá-lo com um creme próprio para teca, usado com moderação e aplicado apenas uma ou duas vezes por ano.
  • Madeira pintada – Poderá utilizar um pano embebido numa solução de líquido para lavar loiça (se não for antiga ou frágil), passando de seguida com água líquida e secando.
  • Mobília antiga – Geralmente valiosa, deverá ser protegida do calor e da luz solar direta para que não se estrague. O pó deve ser limpo com regularidade. As manchas que possa ter poderão ser tratadas com um pouco de vinagre e água. Poderá aplicar cera uma ou duas vezes por ano.
  • Madeira envernizada – Utilize um pano macio sempre que for tirar o pó. Aplique com alguma regularidade cera esfregando sempre bem. Para tirar marcas pegajosas ou dedadas poderá usar um pouco de essência de petróleo. Se o verniz estiver estragado o melhor que tem a fazer é contactar um profissional.

Outro mobiliário

Se tiver mobiliário de verga ou palhinha deverá limpá-lo com regularidade usando uma escova ou o próprio aspirador. O mármore e o metal necessita de um pouco de cuidado extra. O plástico por outro lado é fácil de se manter limpo, basta que passe de vez em quando um pano embebido em detergente e depois limpar com água.

  • Mármore – Apenas precisa de passar um pano para limpar o pó ou uma escova macia. De vez em quando pode lavar com um pano molhado com água e sabão.
  • Verga – Poderá aspirar as peças para retirar o pó. Ou passar com uma escova pequena mergulhada em água com produto da loiça para obter melhores resultados.
  • Metal – Para retirar a ferrugem poderá utilizar uma escova de arame rija. Proteja as suas peças de metal com tinta contra a ferrugem para que este material possa durar durante mais anos. Antes de pintar lembre-se de remover toda a ferrugem anterior.

Como limpar os sofás

O seu sofá deverá ser limpo com o acessório próprio que costuma vir com o seu aspirador. Não basta bater os sofás e levantar o pó todo pelo ar. A melhor forma é mesmo usando o aspirador para retirar poeira, areias ou outros resíduos que possam ficar acumulados.

Existem alguns cuidados que deverá ter:

  • Coberturas e estofos – As coberturas devem ser mudadas sempre que estiverem sujas e devem ser lavadas de acordo com as indicações para o tipo de tecido. Os estofos podem ser lavados com champô próprio ou ser lavados numa firma especializada.
  • Pele e vinílico – Se for couro limpe o pó com frequência e de vez em quando aplique um produto próprio para o couro. Se o couro estiver sujo use um produto próprio para a sua limpeza. Se tiver estofos de vinílico deverá tirar o pó e limpar de seguida com um pano húmido. Quando estiver sujo limpe com uma solução de sabão.

Com estas dicas deverá conseguir limpar o seu mobiliário com maior facilidade e cuidar do respetivo material. Lembre-se sempre de tratar os produtos de acordo com as instruções precisas para esse mesmo produto.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz