Como limpar tapetes – as melhores dicas

Nós queremos que você tenha a sua casa nas melhores condições possíveis, razão pela qual estamos a partilhar constantemente consigo novas dicas para a limpeza da sua casa. Alcatifas e tapetes são artigos até bastante caros e como tal devem ser bem tratados, caso contrário irão durar muito pouco tempo e acabará por ser um investimento em vão. Ninguém deseja isso. Quanto mais tempo conseguir prolongar a saúde dos seus tapetes melhor será para a sua casa e também para a sua carteira. Seguir as indicações do fabricante é importante mas existem outras dicas extras para limpar tapetes e corrigir alguns problemas que poderão fazer todas as diferenças.

limpar tapetes

Como limpar tapetes corretamente

  • Aspire – Deve aspirar os seus tapetes com frequência para impedir que se acumule sujidade e para garantir que o pelo do mesmo se mantém em condições. Não passe apenas uma vez no tapete esperando que sairá toda a porcaria, isso dificilmente irá acontecer. Deve passar no mínimo umas 5 vezes no mesmo local, porque como deve calcular é sempre complicado “sugar” toda a sujidade. Aproveite os acessórios que poderão vir com o seu aspirador para chegar a locais mais complicados.
  • Escovar – Se achar que aspirar não é suficiente e se procurar uma limpeza mais profunda, poderá sempre procurar passar uma escova. Embora lhe dê bastante trabalho irá conseguir remover areias e outras sujidades com maior facilidade.
  • Lavar com champô – Se o tapete tiver manchas poderá à mão aplicar champô. Para uma lavagem mais profunda é sempre melhor contactar um profissional. No caso da alcatifa tenha bastante cuidado e lave-as sempre onde estas estão, pode correr o risco destas encolherem se as retirar.
  • Champô seco – Poderá também optar por fazer a lavagem com champô seco. Espalhe ao longo de todo o tapete e deixe atuar durante 15 minutos, aspirando de seguida. Ideal para uma boa limpeza e para eliminar cheiros ou insetos.

Para limpar tapetes e capachos recomendamos que primeiro os bata na rua para tirar a maior parte do pó, cabelos e afins. Se forem feitos de materiais naturais podem ser aspirados e se estiverem sujos poderá lavá-los sem problemas, devendo ser posteriormente secos ao abrigo de calor direto para preservar as cores. Para evitar que um tapete escorregue poderá colocar fita adesiva dupla em toda a volta.

Como tratar das marcas da mobília na carpete

  • Cuidado com a carpete molhado – Se a carpete estiver molhada (porque é complicado de secar completamente) e não utilizar qualquer proteção os seus moveis acabarão por deixar marca na mesma. O que nós recomendamos é que utilize quadros de folha de alumínio debaixo das pernas dos móveis para que a carpete não fique com marcas.
  • Levantar o pelo – Se já tiver na sua carpete marcas causadas pelo peso da mobília o melhor que poderá fazer é colocar um cubo de gelo nessa mesma área, deixar derreter, secar naturalmente e posteriormente aspirar.

Aprenda também como limpar paredes e tetos

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz