Formas de manter a cozinha limpa

Nem sempre é fácil conseguirmos manter a nossa cozinha sempre limpa, aliás parece uma missão quase impossível. Todas nós já nos apaixonámos por uma cozinha limpinha e organizada e queremos sempre isso nas nossas casas. Muitas vezes o grande problema é que para além de não saber organizar a sua cozinha, não sabe como organizar a vida de casa. Por outro lado, existe também quem guarde sempre muitas coisas na cozinha e depois acaba ficando uma “bagunça”.

Por mais difícil que seja manter a cozinha limpa, esta tarefa não tem de ser impossível e poderá fazê-la mais facilmente e também mais rápido com as dicas de hoje. É bom lembrar que cada caso é um caso e o que procuramos é tentar ajudar com a sua gestão do tempo e também com dicas simples que poderão fazer alguma diferença. Se tiverem boas dicas, não se esqueçam também de partilhar nos comentários.

manter a cozinha limpa

Tenha uma cozinha organizada

O que quero eu dizer com organizada? O primeiro erro para se tornar mais complicado manter a cozinha limpa é não ter a mesma organizada por zonas. Imagine ter os seus armários sem sítios específicos para as coisas, dá para imaginar a desarrumação e o tempo que provavelmente demoraria a encontrar algo? A cozinha não é um quarto onde trocamos as coisas, onde deixamos coisas no chão, é ou deveria ser um local de sítios fixos.

Para se organizar melhor e para ser mais fácil de limpar e evitar ter sempre coisas fora do sítio, faça algo como: um armário para os copos e pratos, outro para os talheres, outro para as panelas. Dá para perceber a ideia? Assim saberá exatamente onde se encontram as coisas e irá ajudar bastante na altura de ter de limpar ou arrumar as coisas na sua cozinha. Com isto também saberá quais as zonas mais usadas e que precisam de uma limpeza mais constante.

Limpe a sua cozinha de forma correta

Uma forma da sua cozinha ficar mais limpa e parecer também mais limpa é tentar o máximo possível manter as bancadas e mesa limpos. Para limpar estas zonas poderá usar um pano molhado para passar primeiro e depois passe com um pano limpo. É muito mais complicado deixar para depois, por isso experimente limpar no momento. Este simples passo dará logo outro aspecto à sua cozinha.

Deite fora coisas que não precisa

Todas as pessoas tendem a guardar coisas que necessitam e é fácil de perceber porque: elas acreditam piamente que precisarão daquilo um dia, mas eventualmente acabam por nunca precisar. Com o tempo acabará por ter um montão de “tralha” desnecessária na sua cozinha, que a tornará mais complicada de limpar e lhe dará um aspecto bem pior. Meta na sua cabeça que se tem algo na cozinha que não usa há muito tempo é porque certamente nunca mais irá usar.

Deite essas coisas fora ou então dê essas mesmas coisas a alguém que precise ou dê uso às mesmas. Veja com frequência os rótulos dos seus produtos para se certificar que se encontram dentro da validade e certifique-se que deita fora aquelas que já passaram. Comece a comprar apenas o que precisa, assim evita ter de mandar certas coisas fora.

Use recipientes próprios

Hoje em dia compramos tudo em caixas ou pacotes, a caixa dos cereais, a caixa das bolachas, o arroz, o que poderá fazer é mudá-los para recipientes próprios. Porque fazer isso e não deixá-los na caixa original? Porque para além de parecer muito mais arrumado e organizado, estará também a poupar espaço na sua cozinha e a contribuir para a manter limpa.

Vá limpando os líquidos

Numa cozinha sobretudo quando se lida com sopas, sumos e tudo mais é muito normal que ocorram salpicos. Se quer manter a sua cozinha limpa, vá limpando sempre que isso acontece, não deixe para depois. Não se esqueça também do microondas e do fogão, que são zonas sempre propícias a ficarem sujas. Quanto mais rápido limpar estas coisas melhor e mais fácil será de limpar, com o tempo tudo se tornará pior.

Não deixe a loiça acumular-se

Não existe nada mais feio de se ver que uma cozinha com uma pilha imensa de loiça para lavar. Para além de ser horrível de se ver, quando for lavar a mesma será muito mais complicado. Lembre-se igualmente de usar um bom líquido de cozinha! Por vezes optamos por comprar um mais barato por trazer mais e ficar mais em conta, mas acaba por não limpar da mesma forma.

Estas são algumas dicas simples para manter a cozinha limpa, se tiver algumas dicas que use lembre-se de as deixar sob a forma de comentário. Nada melhor do que nos ajudarmos umas às outras.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz