Como manter a casa fresca no Verão: dicas essênciais

O verão está aí e com ele vem sempre muito calor! Nem todos nós lidamos da mesma forma com o calor e se vocês forem como eu, então irão sofrer mesmo muito! Existe até quem tenha problemas em adormecer devido ao calor e ninguém gosta de andar no dia a dia ou ir trabalhar em modo zombie. Também é verdade que nem todos têm dinheiro para ter um sistema de arrefecimento a trabalhar constantemente ou até mesmo para o ter instalado. Se você sofre com o calor, então fique atento a estas dicas essências para manter a casa fresca no verão.

manter casa fresca verao

O essencial para manter a casa fresca no verão

Trate do isolamento – A construção da sua casa e os materiais utilizados vão ditar muito da temperatura da mesma. Se você tiver janelas de vidro duplo conseguirá uma melhor temperatura do que com vidros simples. Da mesma forma que se tiver as paredes isoladas e o seu telhado com produtos próprios, conseguirá evitar mais facilmente o calor.

Tenha atenção às janelas – Janelas abertas durante o dia é quase um crime! Se você quer manter a casa fresca não pode manter as janelas abertas nas horas de mais calor! Se quer manter a casa fresca mantenha as janelas e os estores fechados durante o dia e abra apenas à noite para aproveitar um pouco de ar fresco!

Use ventoinhas – Se acha que o seu quarto está muito quente e não consegue dormir use uma ou mais ventoinhas. Embora possam apenas descer 2 ou 3 graus no máximo, a sensação térmica poderá parecer de uns 5 ou 6 graus. Faz diferença!

Se meter uma taça cheia de gelo posicionada em frente à ventoinha, conseguirá melhores resultados em termos de arrefecimento. Acredite, é mágico!

Jogue com as correntes de ar – Seja inteligente e jogue com a corrente de ar! Abra mais do que uma janela e também as portas da sua casa para que o ar circule por todas as divisões. Se preferir arrefecer apenas algumas zonas da sua casa, feche portas e crie a corrente de ar para o local que deseja.

Equipe a cama para o verão – Tenha em atenção os lençóis que usa no verão e também as almofadas. Procure o melhor material possível para usar no verão e evite flanela, material térmico, etc.

Foque-se em si – Existem pessoas demasiado preocupadas com a temperatura da casa. Foque-se na temperatura do seu corpo! Tome banhos de água fria. Use panos molhados para arrefecer o seu corpo. Preste menos atenção à temperatura da sua casa e mais à temperatura do seu corpo. Use roupa adequada e faça os possíveis para manter o seu corpo fresco.

Evite as luzes – Tente ao máximo possível manter as luzes da sua casa desligadas. Existem algumas lâmpadas que contribuem bastante para aquecer o ambiente. Saiba trocá-las por lâmpadas que aqueçam menos.

Cozinhe com inteligência – Se a sua casa já está completamente quente, seria má ideia ligar o forno não? Faça uma salada ou qualquer outra comida em que não necessite usar o forno ou bicos de calor.

Meta os seus lençóis dentro de um saco de plástico e leve ao frigorífico durante algum tempo. É natural que não fiquem frescos durante toda a noite mas terá uma boa sensação inicial.

Use a água – Beba bastante água para se manter sempre hidratado! Tenha uma garrafa de água sempre ao pé de si na cama para beber e pode também ter uma garrafa gelada para se ir refrescando.

Tem mais dicas para acrescentar a esta lista? Deixe a sua dica nos comentários!

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz