Não acredite em tudo o que publicam no facebook

Hoje em dia qualquer pessoa tem uma conta de facebook e a juntar às que são verdadeiras existe ainda mais uma imensidade de contas falsas. O mais engraçado é que nem todas as contas dos nossos amigos ou conhecidos são verdadeiras. O que quero dizer com isto? É que não deve acreditar em tudo o que postam no facebook! As redes sociais são feitas de partilhas mas qualquer pessoa é livre de colocar lá algo que não seja totalmente verdade e de criar a “realidade”, mesmo que virtual, à sua maneira. Existem muitos casos de pessoas que nas redes sociais têm um certo tipo de comportamento e na vida real outro completamente diferente. Deveremos confiar nessas pessoas? Certamente que não…

Cada pessoa cria uma realidade à sua maneira e nem sempre podemos ou devemos confiar em tudo o que vemos. Veja porque razão não deve acreditar em tudo o que postam no facebook:

Não acredite em tudo o que postam no facebook

É apenas showoff

Estamos numa rede social onde é possível partilhar algo sobre nós com milhares senão mesmo milhões de pessoas. Provavelmente cada um de nós vai fazer o possível para mostrar o melhor, não? Então é muito provável que tudo o que você veja é a parte “cool” da pessoa e tudo aquilo que ela pode esconder de mau nunca o verá exposto no perfil. As pessoas tendem a querer valorizar-se e não fazer o contrário e as publicações devem mostrar isso mesmo. É muito normal ver uma pessoa partilhar que foi comer a um restaurante chique ou que comprou um novo carro. Embora possa não o fazer para se mostrar, no fundo existe sempre a vontade de saber o que os outros pensam em relação a isso. Muitas pessoas no facebook são viciadas em atrair as atenções.

A idade pode variar

Quem lhe garante que o rapaz que fala tem 18 anos e não 32? Umas imagens que ele partilhe que podem ser completamente falsas? É verdade que muitas pessoas mentem em relação à sua idade no facebook e também em relação à sua localização. Com tanta mentira é complicado acreditar que o que está no perfil de uma pessoa sejam realmente informações verdadeiras. Existe quem o faça para manter a sua privacidade (embora existam outras formas) e quem o faça de forma intencional. O mundo tem de tudo mesmo. Torna-se assim complicado acreditar nas informações que nos são dadas.

As imagens enganam… Muito!

Todo o mundo usa Photoshop nos dias de hoje e é bastante fácil modificar uma fotografia. Também quando tiramos uma fotografia geralmente tiramos sempre 30 para aproveitar uma, não é mesmo? Escolhemos sempre aquela onde estamos mais favorecidos e depois é muito normal que aconteçam surpresas. Não existe nada melhor do que ver uma pessoa ao vivo, combinar um café e falarem uma com a outra. As fotografias enganam bastante, prefira no mínimo um contacto via webcam. E lembre-se… Não acredite nunca em tudo o que vê!

Como passar menos tempo no facebook!

Os convites e eventos

Somos convidados para montes de coisas a toda a hora no facebook. Acredita mesmo que as pessoas vão a todos os eventos em que colocam “Vou estar presente”? Provavelmente não. É um engano e várias serão as pessoas que dirão que foram a um determinado lugar sem nunca lá terem colocado os pés. Já para não falar que maior parte desses eventos são uma total farsa e muitos nunca chegam realmente a acontecer. Já lá vai o tempo em que a zona de eventos era usada para algo que realmente acontece.

O querer uma reação

Existem pessoas que fazem de tudo para ser o centro das atenções e isso vê-se muito bem naquilo que publicam. Existe quem publique algo já a pensar nos possíveis likes, partilhas e reações. Pessoas desse género acabam por publicar algo apenas para ver as reações e nem sempre se identificam com aquilo que publicam. Podem até publicar coisas que nem são verdades ou opiniões muito pouco fundamentadas. Geralmente o mais controverso é aquilo que colhe mais reações.

Está cheio de mentiras

Tirando toda a falsidade e o querer mostrar algo que não se tem, a verdade é que o facebook está também cheio de mentiras. Sendo uma comunidade, qualquer pessoa pode partilhar algo, uma informação, um artigo, etc. O problema é que a internet é imensa e nem tudo o que está na internet é verdade. Existem muitas pessoas que partilham coisas que dizem ser certas e que afinal não passa de uma invenção. Sendo assim tenha bastante atenção quando vê alguma publicação no facebook não esperando que seja totalmente verdade.

O facebook não tem controlo ao ponto de selecionar o que está certo ou errado, sendo natural encontrar muitas mentiras nessa rede social. Só você poderá decidir o que acreditar ou não, mas aqui fica o aviso.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz