Como organizar a vida de casa

As mulheres e donas de casa queixam-se regularmente da falta de tempo para outras atividades que possam ir além das atividades da casa. O trabalho doméstico requer bastante tempo, tempo que não estica tornando-se frustrante para algumas mulheres o facto de verem os dias passar, sem que consigam fazer algo que realmente lhes dê prazer. Em muitos casos é apenas um problema de organização que as impede de terem o tempo que tanto procuram.

O que você precisa entender é como organizar a vida de casa, para que possa fazer as suas tarefas diárias e mesmo assim ter tempo para si e para as outras atividades. Existem algumas coisas que pode fazer para se organizar e que a poderão ajudar nessa missão. Algumas ideias, como fazer listas, traçar um horário, objetivos ou até ter um diário doméstico, poderão ser boas soluções para conseguir combater a sua falta de tempo e ter uma maior organização. São nestas e noutras ideias que nos vamos debruçar neste artigo.

organizar a vida de casa

Aprenda a fazer listas

As listas são muito importantes para se organizar e não servem apenas para organizar a vida de casa, podem ser usadas também para outros fins. As listas evitam os esquecimentos e fazem-nos ganhar tempo. Servem para os mais variados fins desde tarefas a fazer, até às compras do supermercado, que são bastante úteis para evitar esquecimentos, mas também para garantir que apenas traz aquilo que necessita (Saiba como poupar no supermercado ).

Seja em forma de lista ou até no calendário, existem outras coisas que também poderão ser apontadas, desde datas de aniversário, consultas no dentista, compromissos, basicamente tudo o que tenha data marcada. O objetivo é que se mantenha sempre focada nas tarefas e compromissos que possa ter e para além disso poderá usar essas listas para os mais diversos fins: preparação de férias, festas, etc. Use e abuse e tenha uma vida mais organizada.

Estabeleça um horário e cumpra-o!

Organização e gerenciamento de tempo, são duas coisas que qualquer mulher procura quando se trata das suas lides domésticas. Estabelecer um horário é uma ótima solução para quem tem uma vida bastante ocupada. Estabeleça por exemplo um tempo semanal para olhar e tratar das contas, para hierarquizar tarefas por prioridades, etc. É normal que não consiga cumprir os horários todos os dias, mas esta poderá ser uma boa forma de não perder o foco no que realmente é importante.

Voltando a pegar no problema inicial da falta de tempo, é essencial ou quase obrigatório, que tire algum tempo para si. Ninguém merece passar todos os seus dias nas lides domésticas ou com outras ocupações. Lembre-se também de pensar em si. Poderá aproveitar para tirar os seus tempos, quando o seu parceiro (se falarmos de casais), fizer as suas tarefas (acreditando em casais modernos em que o homem também se preocupa com a casa). Perceba como encontrar foco para melhorar a produtividade.

Diga adeus à desarrumação

Sabem o que faz uma casa parecer desorganizada? É aquela desarrumação que é totalmente desnecessária e isso acontece com muita frequência. Muitas vezes trata-se apenas da preguiça humana. É ver a revista e deixá-la em cima do sofá, é abrir o armário e deixar a porta aberta, etc. Para além disso, todos nós temos montes de coisas que já não usamos ou que são desnecessárias e depois, como sempre, ficam a fazer monte nas nossas casas. Das duas uma, ou arranja um bom sítio para os guardar ou então pensa em vender ou dar parte delas. A chave para evitar tudo isto é colocar sempre as coisas nos lugares devidos ou então optar por aumentar as prateleiras…

Diário doméstico

Se quer manter tudo em ordem na sua casa é uma excelente ideia que tenha um diário doméstico. Assim como as garotas usam um diário para contar a sua vida, você poderá ter um diário para apontar coisas importantes. Números de telefone, dicas para limpar nódoas, produtos que usa, montes de coisas que poderá colocar. No fundo o objetivo deste diário é que você tenha uma espécie de base de dados com informações que lhe são úteis no seu dia-a-dia. Para facilitar a introdução e remoção de folhas, opte por usar um arquivo ao invés de um caderno normal.

Saiba que tudo é um hábito

Tudo na nossa vida poderá se tornar num hábito, como tal, tornar-se numa pessoa organizada, só poderá ocorrer com o tempo. A prática faz a perfeição, basta você começar a fazer algumas mudanças no seu estilo de vida e na forma como trata da sua casa. Nem sempre depende de nós, eu sei e isso é uma grande verdade, mas sempre pode tentar passar o que vai aprendendo aos outros ou pelo menos dar uma advertência.

Estas são algumas dicas simples que a poderão ajudar a organizar a vida de casa com mais facilidade e a que consiga fazer as coisas com mais rapidez. Coloque estas dicas em prática e com o tempo verá que tudo se torna mais fácil e que se tornará um hábito.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz