Dicas para passar menos tempo na cozinha

As mulheres passam tempo demais na cozinha e isso é um facto! Nem sempre passam tempo demais porque têm muita coisa para fazer, o problema de muitas mulheres é que não sabem organizar a vida de casa. Você passa a maior parte do seu tempo a limpar ou a fazer comida? Isso pode ser preocupante, porque você querendo ou não, acaba por passar menos tempo com a sua família ou amigos, por estar constantemente entretida com as suas tarefas diárias.

Para poder melhorar a sua vida, tornar-se numa pessoa mais organizada e passar menos tempo na cozinha, nós reunimos um conjunto de dicas que poderão fazer toda a diferença. Lembre-se que uma boa organização é essencial e poderá fazer maravilhas na sua gestão de tempo. Se tiver dicas extra, não se esqueça de deixar a dica nos comentários.

passar menos tempo na cozinha

Armazene comida para depois

Imagine que não gosta de comprar a carne ou vegetais já cortados, você poderá optar com comprar estes produtos com antecedência e cortar você em cada para depois congelar. Se tiver um supermercado perto de casa, até poderá comprar a comida diariamente ou pelo menos mais “em cima da hora”, se prefere os produtos frescos, mas acabará por gastar mais tempo no supermercado.

Optar por comprar os alimentos, cortar, repartir e colocar no congelador é sempre uma boa solução. Quando for fazer a comida, você irá apenas tirar aquilo que necessita e já estará pronto a usar. Vá mantendo sempre um bom stock para que se encontre sempre pronta, dê nomes às coisas e conseguirá poupar imenso tempo!

Não tente novas comidas durante a semana

Nos dias de trabalho não tente inovar, deixe isso para uma altura em que tenha mais tempo. Por vezes nós gostamos de tentar caprichar, mas depois de um longo dia de trabalho, nem sempre é uma boa ideia. Se você for inteligente, vai fazer os pratos habituais nos seus dias de trabalho, porque já sabe como fazer e deixar os pratos mais elaborados ou as experiências para o fim de semana e assim conseguirá poupar tempo. A procura dos ingredientes, as tentativas, o medo de poder errar, tudo isso vai contra o seu objetivo de passar menos tempo na cozinha.

Saiba organizar a sua cozinha

Se tiver a sua cozinha bem organizada, será muito mais fácil para si de encontrar exatamente o que necessita no seu dia a dia. Quando você tem pressa ou pretende fazer as coisas mais rapidamente, você necessita de saber onde estão as coisas, se tiver tudo organizado por gavetas, armários, etc, estará a poupar bastante tempo. Lembre-se de colocar mais “à mão” as coisas que necessita no seu dia a dia e as restantes, que apenas usa de vez em quando, poderão estar arrumadas noutros locais. Garanta que tem sempre um acesso fácil aquilo que mais precisa.

passar menos tempo na cozinha

Estas e mais dicas na nossa página de facebook! 

Não faça comida todos os dias

Já viu o tempo que perde a fazer comida todos os dias a todas as refeições? Nós fazemos as contas por si: IMENSO TEMPO! Se pretende passar menos tempo na cozinha, tem de aprender a cozinhar de forma inteligente. Porque não, no mínimo, fazer uma comida que dê para o almoço e para o jantar? Se não gostar de carne aquecida ou peixe, pode optar por fazer apenas arroz, batatas ou que seja que chegue para as duas refeições e depois no momento confeciona o resto.

Existem até pessoas que fazem comida para vários dias e depois guardam no frigorífico. Fazer sopa também é sempre uma boa solução. O importante é que perceba que perde muito tempo a cozinhar a todas as refeições, como tal, deve tentar fazer comida que dê para comer mais vezes. Aumenta a dose que faz para dar para várias vezes ou então pelo menos, tente fazer comida para almoço e para jantar.

Limpe a cozinha de forma inteligente

Limpar a cozinha de forma inteligente também é essencial! Existem várias coisas que poderá fazer e já falámos em muitas delas no nosso artigo – formas de manter a cozinha limpa. Quando derramar líquidos, limpe! Quando sujar loiça, limpe! Porque caso contrário estas pequenas nódoas e sujidade irão tornar-se muito pior depois de secarem! Você irá precisar de muito mais tempo para as limpar depois disso.

Saiba delegar papéis

Os tempos onde as mulheres faziam tudo na cozinha já lá vão, como tal, se tem filhos ou um parceiro, não se esqueça de também lhes atribuir um papel. Você não tem de fazer tudo na cozinha porque está longe de ser a super mulher. Mesmo que sejam tarefas simples, inclua os seus filhos e maridos / namorado nessas mesmas tarefas. Para além de ficar com mais tempo para si, estará a educar os seus filhos para mais uma coisa na vida deles e é a garantia que passa tempo e que partilha coisas com a sua família.

Restos não têm de ser restos

Os seus restos de comida não têm de ser propriamente restos. Sabia que muitas pessoas aproveitam essa comida, reutilizam e fazem comidas novas? Até existem sites dedicados a esse tipo de receitas. Se lhe sobrou carne pode utilizar com uma massa e fazer algo diferente. Se lhe sobraram batatas cozidas, poderá adicionar ervas e fazer na frigideira, a imaginação é o limite. O que nós queremos dizer é que muitas vezes não é necessário desperdiçar comida e poderá fazer coisas diferentes com aquilo que já tem feito. Experimente!

Se depois destas dicas você não conseguir passar menos tempo na cozinha é porque estará a falhar nalguma coisa. E vocês, têm alguma dica extra? Não se esqueçam de deixar nos comentários!

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz