7 razões para deixar o trabalho

Nos dias que correm varias são as pessoas que se sujeitam a trabalhar num emprego ou que não lhes diz nada, ou que é mal pago ou onde não se sentem valorizados. Todas essas podem ser boas razões para deixar o trabalho embora nem sempre o possamos fazer, sendo que hoje em dia é cada vez mais complicado de arranjar e cada vez existe um maior número de pessoas no desemprego. Encontrar um trabalho que pague bem não é suficiente porque existem outras fatores que são igualmente importantes. As 7 maiores razões porque as pessoas deixam o seu trabalho estão listadas de seguida:

razões para deixar o trabalho

Mau pagamento

Embora cada vez menos esta seja a razão central porque as coisas estão cada vez piores e as pessoas sujeitam-se (porque são quase obrigadas) a empregos com baixo pagamento, continua a ser uma das principais razões para deixar o emprego. Hoje em dia para além de os salários serem baixos os impostos são altos e aquilo que temos de descontar para a segurança social chega a ser surreal. No final acabamos por receber algo que fica muito longe daquilo que poderíamos esperar. Todos trabalhamos para ganhar dinheiro que é importante para nos sustentarmos e para realizarmos os nossos sonhos (pelo menos grande parte deles). Se não conseguirmos ganhar dinheiro para viver que é o principal objetivo então é provável que a pessoa pense em deixar o trabalho ou procurar outra alternativa.

Falta de interesse pelo trabalho

Nem sempre é possível trabalhar-se naquilo que se gosta. Por mais que se queira nem sempre existe trabalho na área que gostamos ou que cursámos e é cada vez mais frequente ver pessoas a trabalhar em trabalhos que não lhes dizem muito. A falta de inspiração, motivação e sobretudo felicidade no seu trabalho podem ser um motivo para procurar deixar o mesmo. Trabalhar em algo que não se gosta é bastante mais difícil e desmotivador. Não quero com isso dizer que o trabalho não se faça e que fique mal feito, uma coisa não invalida a outra, mas é fácil de perceber quando uma pessoa aprecia o seu trabalho, as coisas fluem de uma forma completamente diferente. Isto é uma coisa que não depende apenas de si. Se sentir que o seu trabalho não o(a) desafia ou que não tem oportunidade de progredir na carreira, também poderá perder o entusiasmo.

Aprenda como criar um escritório em casa

Más condições

Nem todos os locais apresentam as melhores condições do mundo para os seus trabalhadores, assim como nem todos os lugares oferecem benefícios aos mesmos. Boas empresas preocupam-se em dar benefícios aos seus empregados, seja sobre a forma de dinheiro ou de outros bens e serviços. Quando você é apenas um empregado que faz as suas horas e depois leva um pontapé no cu, então muito provavelmente começará a pensar em outra coisa. Se por outro lado o seu local de trabalho lhe for oferecendo benefícios então muito provavelmente quererá manter-se nesse local de trabalho e usufruir dos mesmos.

Má relação com os outros trabalhadores

Nem tudo são mares de rosas no mundo do trabalho, aliás muito pouco é. Cada vez mais a concorrência é um fator a ter em conta e muitas pessoas levam isso ao extremo. Por vezes conhecemos pessoas espetaculares no nosso local de trabalho com quem criamos um bom laço e que são bastante importantes para que as horas no trabalho passem mais rapidamente. Outras vezes acontece o contrário e para além do trabalho ser uma chatice, ainda temos colegas que são piores ainda. Quando não existe respeito entre colegas ou cooperação o trabalho torna-se muito mais complicado de fazer e pode levar a problemas dos quais você provavelmente só quererá manter-se longe.

Não ser reconhecido

Esta acontece com frequência. Sabem quando vocês dão o máximo no vosso trabalho e ninguém se preocupa em dizer-lhe um obrigado ou fizeste um bom trabalho? Muito menos se dignam a dizer “trabalhaste tão bem este mês, toma lá mais … €”. Os patrões de hoje em dia preocupam-se apenas que o trabalho fique feito e quando estiver só lhe dão mais trabalho. Começa a tornar-se frustrante trabalhar tanto e por vezes tantas horas para não receber nada em troca. Quando uma pessoa sente que não é reconhecida no seu trabalho muito provavelmente já tem na sua cabeça “tenho de arranjar um emprego onde se importem minimamente com aquilo que eu faço”.

Tendo uma melhor oferta

Se você for um bom profissional em que as empresas tenham interesse por si, então é provável que não se mantenha num emprego durante muito tempo. Mas nem todas as pessoas têm essa sorte e a tendência é para acontecer o contrário. Se lhe aparecer outro trabalho ou uma oferta onde disponha de um maior salário e melhores condições, muito provavelmente não hesitará em aceitar esse mesmo trabalho. O mesmo acontece se no seu trabalho sentir que acontecem algumas das coisas referidas anteriormente. Definitivamente um novo emprego com melhores condições é uma das razões para deixar o seu trabalho atual.

Não ter tempo para si

O trabalho rouba-lhe demasiado tempo e muitas vezes metemos de lado as nossas paixões e o que realmente nos faz felizes na vida. Muitas pessoas decidem deixar o seu trabalho para se dedicarem a uma outra atividade a tempo inteiro ou optam por um trabalho mais flexível em termos de horário. Crescer enquanto pessoa, a educação e muitas outras coisas são também bastante importantes para a nossa vida e não devem ser postas de lado.

Hoje em dia parece que existe pouco trabalho mas também existe pouca vontade por parte de alguns patrões em oferecer boas condições de trabalho e um ambiente que faça com que o trabalhador pretenda ser ainda melhor. Existem várias formas de motivar um trabalhador, mas parece que o fazer-se pouco e o trabalho aparecer feito continua a ser a melhor opção. Boa sorte para quem está na procura de emprego e espero que seja aquilo que desejam.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz