Tenha tempo para um jantar de família

Tempo ou digamos falta de dele é um dos grandes problemas dos nossos tempos. Cada vez parece mais difícil conseguir ter tempo para atividades em conjunto, para saídas a dois ou até para juntar a família. As tarefas de casa roubam-nos muito tempo, desgastam-nos e aliadas ao trabalho podem mesmo deixar-nos de rastos. Existem coisas que são essenciais para a sobrevivência de qualquer família e o jantar de família é uma delas.

Para que consiga ter tempo para um jantar de família é necessário que saiba organizar-se melhor, sobretudo o seu tempo planeando as coisas com alguma antecedência. Mas esta é apenas uma das dicas que poderão fazer a diferença e que poderá ver de seguida. Veja as dicas seguintes se pretende ter mais tempo para a sua família.

ter tempo para um jantar de família

Planeie com antecedência

Qual é o maior obstáculo na hora de marcar um jantar de família? É conseguir que todos estejam disponíveis ao mesmo horário. Você poderá estar a trabalhar o seu namorado ou marido também, os seus filhos poderão ter atividades extra-curriculares, quem sabe! Nem sempre é fácil conseguir juntar todos à mesa nos dias que correm. Para tornar as coisas mais fáceis deverá planear as coisas com alguma antecedência. O que você tem de fazer é combinar a hora de jantar para um momento onde todos esteja disponíveis. Para algumas famílias arranjar tempo para reunir a família ao jantar é bastante simples e ao ler isto até podem achar um pouco ridículo, mas acreditem que várias famílias têm de fazer uma verdadeira gestão meticulosa para o conseguirem. Perceba com antecedência o que melhor se adequa à sua família.

Pense mais no futuro

Organização e planeamento, são coisas que poderão fazer maravilhas na sua vida e aumentar bastante o seu tempo disponível. Nem sempre é fácil conseguir encaixar numa semana de trabalho e de ocupações algum tempo para coisas básicas como compras ou cozinhar. É certo que não existe comida se não tiver as coisas disponíveis em casa, assim como se não tiver tempo para fazer o jantar este também não aparece feito. É um processo desgastante que se repete dia após dia e para conseguir dar contar de tudo é necessário pensar mais no futuro. Primeiro é necessário que saiba fazer compras de forma inteligente e que mantenha em casa sempre material para no caso de alguma emergência tenho o suficiente para fazer alguma refeição. Para durante a semana poderá optar por fazer comidas que poderá guardar para o dia seguinte, congelar ou até sopas que duram para bastante tempo. Fazer isso fará com que passe menos tempo na cozinh a e deixará a sua tarefa ao longo da semana bastante facilitada. Opte por cozinhar para guardar nos dias que tiver mais tempo. Não faça refeições muito complicadas quando sabe que tem menos tempo.

Se quer uma dica extra é a de cozinhar em quantidade. Imagina que vai fazer o jantar e decide fazer dois bifes. Porque não fazer quatro e depois usá-los para outra comida no dia seguinte? Existem várias comidas que poderá fazer com os “restos”, aproveitando-os e poupando bastante do seu tempo. Outra dica é que pense de forma criativa na altura de fazer a sua comida e poderá ajudar bastante se decidir fazer comidas fáceis mas ao mesmo tempo saborosas, existem várias receitas na internet. Inclua também os seus filhos na tarefa e deixe que estes coloquem a mesa e ajudem noutras tarefas. Para além de estar a ensinar boas maneiras aos seus filhos estará a poupar algum do seu tempo.

Desligue-se das tecnologias

As tecnologias cada vez mais nos roubam o nosso tempo. Sei que são importantes, caso contrário não estaria a ler este artigo, mas quando usadas apenas por “passatempo” poderão ser um grande roubo de atenção. Pelo menos durante o jantar adote uma regra de “nada de telemóveis na mesa”. Saiba desligar-se um pouco do mundo exterior e dedica um pouco mais do seu tempo à sua família. Não se pretende que esteja apenas com a sua família fisicamente, mas também presente com a sua atenção, para poder falar, compartilhar experiências e tudo mais.

Estas são as nossas dicas para conseguir tempo para um jantar de família em condições. Hoje em dia é bastante complicado, sobretudo se envolver pessoas da sua família como avós, primos, tios, etc. Nessas situações torna-se quase impossível unir toda a família. Espero que as dicas tenham sido úteis e que possa aproveitar de forma mais eficiente o seu tempo.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz