Segredos para transformar dinheiro em felicidade

Eu vou dizer logo sem rodeios: o dinheiro traz felicidade mas para isso é preciso ser bem usado! Várias são as pessoas que ganham grandes fortunas e acabam por arruinar a sua vida ou por cair numa grande depressão? Porque será se têm tanto dinheiro? Será que tudo fica mais fácil? Ou que se dificultam muitas coisas? Tudo é uma questão de como gere o seu dinheiro e no que o aplica. Será que o aplica para arranjar chatices ou para a sua felicidade?

As pessoas geralmente acreditam que o dinheiro que ganham ao final do mês está diretamente relacionado com a sua felicidade mas nem sempre está. As pessoas gastam dinheiro em imensas coisas, desde carros a casas, mas nem sempre existe uma relação entre estas coisas e a felicidade. Geralmente os especialistas dizem que “comprar experiências é melhor do que comprar coisas“. Comprar uma televisão gigante para a sala ou fazer uma viagem a qualquer lugar do mundo e aprender imenso com isso e viver várias experiências? O que será que lhe dará mais felicidade? Conheça os nossos segredos para transformar dinheiro em felicidade e aprenda a gastar o dinheiro no que realmente importa.

transformar dinheiro em felicidade

Compre experiências ao invés de coisas

As coisas que compramos mais tarde ou mais cedo começam a perder valor e não me refiro a um valor monetário… O mesmo não acontece com uma experiência que relembramos por vários anos e partilhamos com outras pessoas. Nós geralmente demoramos algum tempo a dar valor às coisas e isso aplica-se perfeitamente às viagens ou a outras experiências. Imaginemos um casal que foi de lua de mel, provavelmente no regresso irão referir que foi bom, mas que poderia ser melhor. Façam-lhe agora a mesma pergunta passados 30 anos? Apenas vão querer que o tempo volte para trás… O mesmo não acontece com a compra da sua televisão da sala.

Conheci um dia uma pessoa que me disse que “preferia viajar a morrer estúpido”. Eu faço-lhe outra questão: prefere viver as coisas ou vê-las através de uma televisão de 60 polegadas? Deixo-a a refletir sobre isso…

Não faça sempre o mesmo

Por mais que goste de uma coisa e que essa mesma coisa lhe traga satisfação, não será boa ideia fazer isso vezes sem conta. Tudo deve ter um peso e uma medida para que consiga o equilíbrio. Não é por chocolate ser muito bom e eu gostar muito que vou comer chocolate todos os dias, porque sei que facilmente o prazer iria desaparecer por se tornar “mais do mesmo”. Como o meu pai costuma dizer “mais vale ficar com vontade de mais” e isso aplica-se a tudo na sua vida. Não queira fartar-se das coisas ou viver sempre o mesmo. A vida está cheia de experiências e coisas para serem vividas e experimentadas. Não queira prender-se apenas numa.

Compre a coisa mais valiosa: tempo!

O que lhe importa ter muito dinheiro se mal tem tempo para o aproveitar. Tenho um amigo que diz constantemente “do que me interessa ganhar muito dinheiro se nunca tenho tempo para o gastar?”. Na verdade esse é um grande problema. É engraçado comprar coisas, mas será que alguma vez pensamos em como essas mesmas “coisas” vão afetar o nosso tempo? Será que não podíamos usar o dinheiro de forma diferente e usá-lo para nos fazer ganhar tempo? Comprar uma casa perto do trabalho não é mais valioso do que comprar um carro novo para se deslocar? Arranjar alguém que faça parte do meu trabalho doméstico não poderia ser uma mais valia? Estas são questões que deverá fazer.

Pague primeiro

Hoje temos a ideia de que podemos comprar tudo aquilo que queremos e a televisão é bastante culpada por passar essa ideia. Não tem dinheiro? Pode comprar com cartão! Recebe pouco? Poderá pagar a prestações. O que acontece com o tempo é que acabará por se enterrar em tantos problemas e dívidas para comprar “coisas” que acabará por não conseguir aproveitar nada da sua vida e certamente não terá felicidade. É isso que deseja? Pague as coisas no momento tendo possibilidade para isso ao invés de deixar para depois e ficar a remoer-se que ainda tem de pagar a tal compra.

Pense nas outras pessoas

Não pense apenas em si ou não conseguirá ter felicidade. A felicidade é melhor quando partilhada com amigos ou pessoas queridas. Não prefere viver experiências com pessoas que ama ao invés de desconhecidos? Não sente prazer e felicidade em ajudar as outras pessoas? Dar é a melhor forma de receber e se meter isso na sua cabeça conseguirá atingir mais facilmente a felicidade. Quando você gasta dinheiro com outras pessoas está a interagir diretamente com elas e irá sentir que está a fazer diferença na vida dela. Acredite que essa ação lhe irá trazer um grande sorriso e é uma excelente forma de atingir a felicidade.

Espero que tenhamos ajudado a perceber que dinheiro por si só não traz felicidade, poderá trazer sim se o soubermos usar da melhor forma. Aplique o seu dinheiro da melhor forma possível e conseguirá transformar dinheiro em felicidade.

Deixar um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz